Simpósio FCS - 1080x1080

6º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais - “A qualquer descuido da vida a morte é certa...”

: Biblioteca Central da UFG – Câmpus Samambaia (abertura)

: 11 a 12 de Agosto 2022

Para ver a programação completa do evento, clique aqui

Para acessar a programação geral, com as principais atividades, clique aqui

Simpósio FCS - 1080x1080Simpósio FCS - QR Code evento

O 6º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais – “A qualquer descuido da vida, a morte é certa...”, realizado pela FCS/UFG, ocorre de 10 a 12 de agosto de 2022, em formato híbrido (presencial e remoto). O tema (subtítulo) do evento é um verso do poema Certidão de Óbito, da linguista e escritora Conceição Evaristo.

Em modo presencial, a conferência de abertura do simpósio terá lugar no Auditório da Biblioteca Central da UFG (Campus Samambaia), na quarta-feira, 10, a partir das 8h30. O tema será “Nas espirais do tempo: poéticas e performances do corpo-tela”, tendo a professora Leda Maria Martins, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como conferencista e a professora Luciene Dias como mediadora. A mesa será precedida pela apresentação artística do professor Luciano Pontes, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG), com o miniconcerto Prelúdios para Violino Só, de Flausino Vale: Sons do Cotidiano Mineiro.

A programação segue até a sexta-feira, com mesas-redondas, minicursos e grupos de trabalho. A conferência de encerramento terá como convidada a professora, escritora e filósofa italiana Silvia Federici. Ela é autora de Calibã e a Bruxa, obra essencial do feminismo anticapitalista, e foi a primeira presença confirmada para o Simpósio.

• Leda Maria Martins é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de poeta e ensaísta. Atua nas áreas de Letras (Estudos Literários) e de Artes Cênicas, com ênfase em teatro, dramaturgia, performance e nas interlocuções entre a literatura e outros sistemas semióticos, dentre eles o teatro, a dança, a música e as performances rituais. Tem doutorado em Estudos Literários (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, 1991).

• Graduado e mestre em Música – também doutor em Performances Culturais pelo PPGPC/UFG –, Luciano Pontes é professor de viola, violino, música de câmara e prática de orquestra, lecionando na Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG. É, ainda, fundador e diretor da Camerata de Cordas Jean Douliez, em sua unidade.

• Nascida na cidade italiana de Parma, Silvia Federici é ativista feminista, filósofa, escritora e professora. Em 1967, mudou-se para os Estados Unidos, onde participou da fundação do International Feminist Collective. Nos anos 1980, viveu na Nigéria, onde lecionou na Universidade de Port Harcourt e ajudou a criar o Committee for Academic Freedom in Africa.  Atualmente, é professora emérita na Universidade de Hofstra (EUA).

A programação completa do 6º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais – “A qualquer descuido da vida, a morte é certa...” se encontra no link abaixo:

Já a programação geral, com os principais eventos, está no seguinte endereço: