lançamento_livro emac

Professora Walquíria Batista (EMAC) lança livro sobre história do teatro em Goiás

: Centro Cultural Martim Cererê

: 07 Julio 2022 a las 19:00

lançamento_livro emac

Histórias do teatro em Goiás: comunidade protagonista

Sobre o livro

O livro Histórias do teatro em Goiás: comunidade protagonista, da autora Walquiria Batista, é resultado de uma pesquisa realizada entre os anos de 2015 e 2021 em cidades da Região do Entorno de Goiânia, e estuda os seguintes grupos teatrais: Ponto de Cultura Cidade Livre, Grupo Desencanto de Teatro, Porão Cênico, Cia Delarte e Grupo Imagem.

A obra enfoca os vários modos como o teatro agrega a comunidade local em seus eventos, textos, encenações e relações com a escola. O ponto de partida se deu com uma pesquisa exploratória no Ponto de Cultura Cidade Livre, situado em Aparecida de Goiânia. Neste passo inicial, identificou-se a promoção de oficinas, montagens e debates a partir de temas e formas trazidos pela comunidade, destacando nesse trabalho, uma forma de “teatro de vizinhos”, notadamente na montagem Em Aparecida de Goiânia... Tenho uma vida melhor!

No passo seguinte, realizou-se um estudo sobre o Grupo Desencanto de Teatro, localizado na cidade de Trindade, ressaltando o evento “Caminhada de Fé” que ocorre na Semana Santa, com a encenação da Vida, paixão e morte de Jesus Cristo. Além disso, analisou-se dois espetáculos do grupo trindadense feitos com base em episódios da história do município, que têm como títulos: Povo da Villa de Barro Preto de Goyaz e Rua da Alegria.

Avançando na pesquisa, estudou-se o histórico do teatro em Inhumas com os seus artistas, festivais e encenações, reconhecendo a escola como local de formação de grupos contemporâneos, como é o caso das companhias Porão Cênico, Cia Delarte e Grupo Imagem.

Durante a leitura, é possível apreciar o teatro na história e a história no teatro; a periferia, tão comumente negada e esquecida, enquanto espaço relevante de produção cultural; a Paixão de Cristo como encenação capaz de agregar os religiosos e ateus de sua comunidade; e a escola como epicentro do teatro, donde brotam os novos atores, grupos e espectadores.

Com a presente publicação, objetiva-se ampliar o debate sobre o teatro goiano, difundindo temas e problemas ainda pouco visitados em nossa historiografia. Pretende-se contribuir com futuras pesquisas acerca do teatro brasileiro e do teatro goiano em particular, registrar a nossa memória e tecer, aos poucos, a(s) história(s) do nosso teatro.

Sobre a autora

Walquiria Pereira Batista iniciou suas atividades como atriz em Goiânia, no ano de 1992, após concluir o curso Mergulho Teatral com o encenador Pedro Zorzetti. Atuou em vários grupos goianos de teatro, como Q.za, Teatro Exercício e Anthropos Cia de Arte e ganhou o prêmio de Atriz Revelação no III Festival Regional de Teatro de Anápolis (1994). Possui graduação em Artes Cênicas (Bacharelado, 2004; Licenciatura, 2005) e mestrado em Filosofia (2014) pela Universidade Federal de Goiás, com dissertação defendida sobre Nietzsche e a tragédia. Foi professora na agência Circuito Promoções e Eventos (1998-2003) e no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (2004-2011). É docente na UFG desde 2009, lotada na Escola de Música e Artes Cênicas, onde atua na área de Artes da Cena.

É membro da Associação Nacional de História (ANPUH), Seção Goiás. Coordenou o projeto de pesquisa “O teatro no entorno de Goiânia: uma introdução histórica” (2015-2017) e os projetos de extensão: “Diálogos sobre o teatro goiano” (2012-2015), “O entorno de Goiânia em cena: espaços, escutas e escambos” (2016-2017), “Polifonia da cena goiana” (2018-2020), e “Teatro em comunidades” (2020-2022). Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da História e Teoria do Teatro, e atua principalmente nos seguintes temas: teatro e cultura, teatro e comunidade, teatro goiano.

Tem trabalhos publicados nos livros Pensar o ver: perspectivas estéticas e possibilidades formadoras (Mercado de Letras), Filosofia, política & engajamento: quando arte e vida se encontram (Alameda); e nas revistas: Artes da cena (UFG), Em tese (UFMG), Rascunhos (UFU), Mediação (UEG), Contemplação (FAJOPA) e Inquietude (UFG).

Endereço de acesso ao Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891019554767044

Sobre o lançamento do livro

O livro Histórias do teatro em Goiás: comunidade protagonista será lançado nesta quinta-feira, 07/07/2022, às 19h, no Bar Karuhá do Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94 A, Setor Sul). Classificação indicativa livre, entrada franca.

Fonte: ASCOM EMAC