exposição ambar

Exposição "Com os pés plantados nas nuvens"

Evento

: Centro Cultural UFG

: 24 de Março 2022 às 18:00 a 03 de Junho 2022 às 17:00

exposição ambar

O Centro Cultural UFG lança no dia 24 de março às 18h30, a exposição "Com os pés plantados nas nuvens", do Âmbar - Grupo de pesquisa em Práticas Artísticas da Faculdade de Artes Visuais da UFG. As visitações vão de 25 de março a 03 de junho de 2022. A exposição é a primeira do grupo, realizada no Centro Cultural da UFG e tem como intuito - além de  mostrar a produção artística de seus integrantes - tornar-se um lugar de encontro entre  pesquisadores, estudantes e comunidade, oferecendo conhecimentos acerca da  produção artística contemporânea. O Grupo Âmbar é um Grupo de Pesquisa em Práticas Artísticas formado por professores da  Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás com o objetivo de  desenvolver e aproximar ações de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, busca dar visibilidade às produções de seus membros, tanto no âmbito acadêmico, quanto nos  vários espaços do circuito de arte.  

A presente exposição é resultado de pesquisas que vêm se produzindo há pouco mais de um ano, e que teve uma primeira apresentação processual on-line em novembro de 2021. As obras apresentadas consideram o termo “âmbar” em seu sentido  ampliado, metafórico, temporal e único, simbólico e material, isto é, ligado à luz e à cor  do pôr-do-sol de Goiás, à resina extraída de árvores, com a qual se fazem pinturas,  gravuras, além de servir a receitas da medicina popular, como fazem os quilombolas, na  Chapada dos Veadeiros. 

Assim, da variada possibilidade do uso da seiva e do âmbar enquanto cor, nasceram uma gama de possibilidades artísticas que foram pensadas e trabalhadas em  técnicas e materiais diversos a partir da prática pessoal de cada um dos membros do  grupo. Essa diversidade, representada por obras que vão do vídeo ao desenho, da  fotografia à performance, do texto à escultura passando pela instalação, é ancorada, porém, em um compromisso generoso entre o grupo, resultando em uma soma que fortalece cada um de seus membros. 

Por fim, o título da exposição faz jus tanto aos tempos em que vivemos, porque estamos sempre prestes a cair, quanto ao ser nefelibata que é o artista, às vezes mais próximo do céu do que da terra. A vantagem é que o céu de Goiás é de uma beleza estonteante. Entre o pôr-do-sol e o anoitecer, na época em que as nuvens, gigantescas,  se deixam banhar pela cor do ocaso, deixamos que os sonhos nos atravessem e nos  guardem, como faz a resina do âmbar, que acolhe para sempre os segredos do tempo  no seu interior.

Participantes: Adriana Mendonça, Eliane Chaud, Glayson Arcanjo, Maria Tereza  Gomes, Odinaldo Costa, Rubens Pileggi e Paulo Duarte-Feitoza. 

Projeto Educativo: Valéria Fabiane. 

Confira o folder da exposição

Texto curatorial : Paulo Henrique Duarte-Feitoza  

“Os trabalhos aqui apresentados, em toda sua heterogeneidade, procuram reavaliar, pensar e  criar a partir da luz, cor e materialidade âmbar, tão características do Brasil Central,  mergulhando, cada um à sua maneira, nas profundezas da criação.” 

ambar

ambar

ambar

Adriana Mendonça

 

ambar
Série Guardados de cor - Eliane Chaud