19ª Mostra Teatral Desaguar Foto_ Vanessa Croft

19ª Mostra Teatral Desaguar

: YouTube Escola do Futuro em Artes Basileu França

: 24 a 28 de Novembro 2021

Para assistir ao evento, clique aqui

19ª Mostra Teatral Desaguar Foto_ Vanessa Croft

19ª Mostra Teatral Desaguar será exibida de modo remoto

“Caliandra”, “A Incrível Viagem de Brisa”, “Casa de Nelson”, “Poetizando a Vida em Tempos de Pandemia” e “Aquele que Diz Sim e Aquele que Diz Não: o grande costume” são os espetáculos apresentados gratuitamente

A Escola do Futuro (EFG) em Artes Basileu França, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza, de 24 a 28 de novembro, a 19ª Mostra Teatral Desaguar. O evento tradicional da instituição de ensino ocorre de modo remoto, devido aos cuidados contra a Covid-19. Diariamente, um espetáculo será exibido, sempre às 20 horas, pelo canal da escola no YouTube (www.youtube.com/basileufrancaartes).

As peças teatrais são adaptações livres de autores consagrados, como Nelson Rodrigues, por exemplo. A única exceção é o texto criado pelo projeto “Vai...Idade”, constituído por atrizes acima de 45 anos. A liberdade criativa dada aos alunos da EFG em Artes Basileu França faz parte da metodologia de ensino adotada para que o aluno se identifique melhor com o texto.

“Antes de pensarem no texto é preciso verificar que aproximação eles têm com o material. O professor/artista dá o apoio sobre pensar a constituição do texto dramático a partir da sua autonomia de trabalho. Então, ele lê, apropria da técnica sobre a gestualidade, fala, entre outros. Os alunos têm a autonomia de pensarem sobre a estética”, explica o coordenador da área de Teatro, Luciano Luc.

Basicamente, os alunos envolvidos na 19ª Mostra Desaguar produzem o espetáculo desde o início até a pós-produção. “O Desaguar é um convite à comunidade que paga seus impostos, pois somos uma escola pública. Então, nós devolvemos a eles todos esses processos criativos para que apreciem e reflitam conosco a partir desse olhar social e profissional, que a arte também exerce”, complementa Luciano Luc.

De acordo com a organização do evento, outro ponto importante do Desaguar é a formação de plateias. O objetivo é aproximar, nas relações, o sentimento poético delas irem ao teatro e também fazerem teatro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Escola do Futuro em Artes Basileu França