Campanha_Novembro_Azul_-_Prevenção_ao_câncer_de_próstata.

Campanha Novembro Azul no Hospital das Clínicas UFG

Evento

: Hospital das Clínicas UFG - Primeira Avenida, s/n, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO. Entrada pelo portão do SAMIS (próximo ao Pronto Socorro)

: 28 de Novembro 2021 às 06:00

Público-alvo: homens com idades entre 50 e 75 anos

Horário: das 6h às 12 h

Distribuição das senhas: a partir das 6 horas

Início dos atendimentos: às 7 horas

Documentos necessários: RG ou CNH, cartão SUS e comprovante de endereço atualizado

OBS.: para evitar aglomerações, poderão trazer acompanhantes somente pessoas debilitadas e com mais de 60 anos de idade

Campanha_Novembro_Azul_-_Prevenção_ao_câncer_de_próstata.

Campanha Novembro Azul no HC-UFG/Ebserh

Novembro é o mês dedicado à campanha de atenção à saúde masculina. Simbolizada pelo laço azul, a campanha Novembro Azul visa alertar a sociedade, especialmente os homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças tipicamente masculinas.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de tumor entre os homens, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. É também um dos tumores com maior índice de mortalidade entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. Apesar disso, ainda existe muito preconceito em relação à doença, devido principalmente à realização do exame clínico (toque retal).

Com o intuito de incentivar a população masculina a fazer a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará no próximo domingo (28/11) uma campanha para o atendimento de 500 homens, com idade entre 50 e 75 anos de idade, que passarão por consulta médica com urologistas e realizarão os exames de sangue (PSA) e clínico (toque retal).

Os pacientes que necessitarem de biópsia de próstata serão selecionados pelo serviço de Urologia do HC-UFG de acordo com os resultados de PSA e/ou alteração no exame físico e deverão ser contactados pelo HC-UFG/Ebserh para procedimentos adicionais e acompanhamento com a equipe médica do serviço.

A campanha será realizada das 06 às 12 horas, no Bloco Ambulatorial (antigo prédio) do HC-UFG. O atendimento será realizado através de senhas, que serão distribuídas a partir das 6 horas da manhã, e os atendimentos começarão às 7 horas. A entrada será pelo portão do SAMIS (próximo à entrada do Pronto Socorro, na Primeira Avenida) e os pacientes serão encaminhados para o Ambulatório A, onde inicialmente realizarão o exame PSA e, em seguida, passarão por consulta com o urologista e será realizado o exame de toque retal.

A iniciativa é do Serviço de Urologia do HC-UFG/Ebserh e contará com a participação de professores e residentes do serviço, de médicos urologistas voluntários, de estudantes da Liga Acadêmica de Urologia da Faculdade de Medicina da UFG e de colaboradores do HC-UFG.

Quais documentos levar no dia da campanha?

Para ser atendido na campanha, a pessoa deve trazer um documento de identificação (RG ou CNH), cartão SUS e comprovante de endereço atualizado. Para evitar aglomerações, poderão trazer acompanhantes somente pessoas debilitadas e com mais de 60 anos de idade.

Campanha Novembro Azul no HC-UFG/Ebserh

Endereço: Primeira Avenida, s/n, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO. Entrada pelo portão do SAMIS (próximo ao Pronto Socorro)

Horário: das 06 às 12 horas.

Distribuição das senhas: a partir das 6 horas.

Início dos atendimentos: às 7 horas.

Fonte: Ascom HC UFG - Ebserh