café com ciência 27-10-21

Café com Ciência Live "Semicondutores Magnéticos Diluídos (DMSs): multifuncionalidade e desafios"

: YouTube Café com Ciência Live

: 27 de Outubro 2021 às 12:45

Clique no link para assistir ao evento

Para se inscrever e participar pelo Zoom, clique aqui

café com ciência 27-10-21

Palestrante convidada é a docente do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF/UFG), Hermínia Pessoni e Silva

Na palestra, a docente irá apontar alguns resultados experimentais e modelagens de óxido de zinco (ZnO) como DMS (em cerâmicas e pós-nanométricos) e discutir os desafios que precisam ser superados para que a aplicação tecnológicas destes materiais seja consolidada.

Os DMSs destacam-se em um contexto de busca pelo desenvolvimento de materiais com multifuncionalidades, que impulsiona várias áreas de ciência de base e aplicada. Eles são caracterizados pela possibilidade de ocorrência de semicondutividade e ferromagnetismo simultaneamente quando o material é dopado com íons magnéticos em baixas concentrações.

Com expectativa de obtenção de ferromagnetismo a temperatura ambiente (RTFM), o interesse imediato no desenvolvimento de DMSs é para possíveis aplicações em Spintrônica.

Neste cenário, o óxido de zinco (ZnO) é interessante em decorrência de suas características físicas únicas, como bandgap óptico largo (3,37 eV), alta energia de ligação de éxciton (60 meV) e boa solubilidade de metais de transição (4d) dopantes na matriz cristalina hcp.

Para receber divulgações sobre as próximas palestras do Café com Ciência, mande um e-mail para cafecomciencia.if+subscribe@ufg.br.

Fonte: Comunicação IF/UFG, com informações da organização do Café com Ciência