Goyaz 2001 + 20 (31-8 a 13-12-21)

Goyaz 2001 + 20: Patrimônio mundial, qual humanidade?

Evento

: YouTube UFG Oficial

: 30 de Agosto 2021 às 19:00 a 13 de Dezembro 2021 às 09:00

Para assistir ao evento, clique aqui

Clique aqui para se inscrever 

Goyaz 2001 + 20 (31-8 a 13-12-21)

 

A data de 13 de dezembro de 2021 marca os 20 anos de conquista do título de Patrimônio Mundial, outorgado pela UNESCO à Cidade de Goiás, em cerimônia realizada na cidade de Helsinque, Finlândia. O evento, que iniciará dia 30/08/21 a 13/12/21, tem como propósito criar um espaço de reflexão e debates sobre os efeitos da patrimonialização da (e na) cidade, desde os tombamentos de imóveis isolados e do Conjunto Urbanístico do Largo do Chafariz na década de 50, ao tombamento da poligonal em 1978, até o reconhecimento pela UNESCO, em 2001, e rerratificação do tombamento, em 2004.

Uma questão que norteia este evento é: quais os impactos de todos os reconhecimentos, em nível estadual, nacional e mundial para a cidade, em termos de melhorias das condições de vida de seus habitantes, aumento de emprego e renda, e no fluxo de pessoas e capitais? Mas além destes fatores de ordem estrutural, espera-se, sobretudo, observar como a categoria “patrimônio mundial” foi apropriada e ressignificada pelos moradores da cidade e como a partir deste processo de reflexividade alguns grupos iniciaram uma demanda por reconhecimento, identidade e pertencimento.

Este evento visa possibilitar que o conhecimento gerado nas instituições de ensino locais e regionais (UFG Goiânia e Goiás, UEG e IFG) seja compartilhado com a (e na) Cidade de Goiás em diálogo com os moradores, as associações civis e organizações não governamentais. São dezenas de monografias, dissertações e teses, artigos científicos e livros, produzidos tanto pelas três instituições proponentes, quanto por instituições de ensino e pesquisa de outras regiões do Brasil. Além do mais, há um debate que se adensa e se complexifica na própria cidade, em vários grupos, que contribui sobremaneira para este processo de reflexividade sobre “para que servem os patrimônios?”.

A realização do evento é uma parceria entre a UAECSA do Câmpus Goiás com o Neap (Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais) da FCS (Faculdade Ciencias Sociais) do Câmpus Goiânia.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas clicando aqui.

As dúvida podem ser enviadas para o seguinte e-mail: goyaz2001.20@gmail.com