Arte Ciclo de Seminário

Ciclo de Seminários - Programa Paisagens de aquém e além-mar - "Ensaios sobre a paisagem: Brasil e Portugal"

Evento

: YouTube UFG Oficial e YouTube Universidade do Porto

: 16 settembre 2021 alle 14:00 a 09 dicembre 2021 alle 14:00

Para assistir ao evento, clique aqui ou aqui

Para se inscrever na palestra 1 de 16/9/21, clique aqui 

Para se inscrever na palestra 2 de 30/9/21, clique aqui

Para se inscrever na palestra 3 de 14/10/21, clique aqui 

Para se inscrever na palestra 4 de 28/10/21, clique aqui 

Para se inscrever na palestra 5 de 11/11/21, clique aqui 

Para se inscrever na palestra 6 de 25/11/21, clique aqui

Para se inscrever na palestra 7 de 9/12/21, clique aqui 

Arte Ciclo de Seminário

CARTAZ PAISAGENS PTBR

Ciclo de Seminários - Programa Paisagens de aquém e além-mar - "Ensaios sobre a paisagem: Brasil e Portugal"

O Paisagens de aquém e além-mar é um projeto que inclui um ciclo de Seminários que nasce da vontade de promover um diálogo sobre as paisagens culturais portuguesas e brasileiras, a partir do olhar de diversos especialistas nacionais e internacionais e da experiência e vivência dos participantes brasileiros e portugueses, contribuindo para um entendimento sobre o carácter e a relação da Paisagem e Arquitetura Paisagista Portuguesa e Brasileira nos tempos de hoje, tendo como base abordagens precursoras. As paisagens de Gonçalo Ribeiro Telles e Burle Marx e o Museu da Fundação Gulbenkian e a Embaixada de Portugal em Brasília são alguns dos pontos de partida na procura daquilo que nos aproxima. O objetivo é contribuir para o entendimento sobre qual o papel da evolução desta Paisagem e da Arquitetura Paisagista para as cidades de hoje e a sua contribuição para se pensar o ordenamento dos nossos territórios e para o desenho das cidades do futuro, nos seus desafios contemporâneos, e em questões como a biodiversidade, saúde, a adaptação às alterações climáticas, bem como a promoção do património urbano-ambiental e inclusão e coesão social.
Através de uma parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a Universidade Federal de Goiás, Rio de Janeiro e Estadual Paulista e a Universidade do Porto, através do Observatório de Paisagem da Faculdade de Ciências e o CIBIO-InBIO, a Universidade de Évora e de Lisboa. Organiza-se
um Ciclo de Seminários e debates online, transmitidos ao público em geral pelos canais sociais da Universidade Federal de Goiás e da Universidade do Porto.
Além do Ciclo de Seminários com 7 encontros que ocorrerão a cada 15 dias, a partir de 16 de setembro, contará com 2 exposições : Gonçalo Ribeiro Telles e Rosa Grena Kliass. Esta proposta e demais ações relacionadas se configuram como eventos paralelos do 27o Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela UIA.

Objetivo: o ciclo de seminários pretende fomentar o debate sobre o diálogo entre Portugal e Brasil sobre a
Arquitetura Paisagista.

Estrutura: o Seminário está estruturado em sete temas. Cada tema reunirá especialistas das diferentes universidades, além de outros convidados, que se apresentarão em módulos.

Formato do seminário: on-line, por módulos, através da plataforma Streamyard, disponibilizado no youtube Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade do Porto.

Duração de cada módulo: 1h30 (em média 4 palestrantes e no final debate)

Período: 16 de setembro a 9 de dezembro de 2021 (a cada 15 dias às 18h-hora de Portugal), com um total de 15 módulos.

Forma de participação: evento gratuito com inscrição via Sympla.

Contatos: https://www.fc.up.pt/paam/ | @paisagensdeaquemealemmar| ciclopaisagensptbr@gmail.com