DiálogosVirtual_Palestra_26_08_21

Palestra "Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o Desenvolvimento Brasileiro"

Événement

: YouTube UFG Oficial

: 26 Agosto 2021 às 16:00

Para assistir à palestra, clique aqui

Clique aqui para fazer a inscrição prévia e assegurar a obtenção do certificado

DiálogosVirtual_Palestra_26_08_21

 

Palestra "Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o Desenvolvimento Brasileiro"

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o Desenvolvimento Brasileiro”.

Palestrante:

Professor Sérgio Duarte de Castro. Economista. Doutor em economia pela UNICAMP com Pós-Doutorado pela Universtità Degli Studi Roma Tre. Professor titular da PUC-Go no Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (MDPT) e Pesquisador da REDESIST. Foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Vice-Presidente do Instituto de Gestão Tecnológica Farmacêutica (IGTF), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), pesquisador associado na Universidade de Paris XIII e professor convidado da Universidade de Paris I-Sorbonne no Master in Sustainable Territorial Development, além de consultor do Centro de Desenvolvimento da OCDE. E-mail: sergioucg@gmail.com  

Ementa da palestra: 

O sistema de Saúde, como sistema social fundamental, é indissociável dos serviços de saúde enquanto atividade produtiva que, por sua vez, constituem o núcleo de um amplo Complexo Econômico-Industrial (Ceis) de grande impacto econômico, envolvendo a indústria química, biotecnológica e farmacêutica, a de materiais e equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos, assim como serviços de tecnologia de informação e comunicação e outros intensivos em conhecimento. Além disso, abarca ainda em seu sistema produtivo a provisão de serviços de um conjunto de outros serviços e bens públicos - como saneamento, água, resíduos, habitação, educação –, assim como condições sociais e ambientais indispensáveis ao bem-estar. 

A pandemia em curso escancarou a gravidade das desigualdades sociais no Brasil e os riscos da dependência do SUS a produtos e serviços importados, ressaltando a urgência de se avançar na garantia da saúde efetivamente universal de qualidade e na redução da dependência produtiva e tecnológica do país.  Pretende-se argumentar que o enfrentamento desses desafios podem se converter em motor para a retomada do crescimento em novas bases no Brasil, com um processo de desenvolvimento inovador e socialmente inclusivo, tendo a saúde e o bem-estar dos brasileiros como núcleo dinâmico. 

Mediador:

Tasso Leite - Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor da Escola de Agronomia (EA/UFG) e Assessor de Assuntos Institucionais da Reitoria - UFG

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).