DIA-DO-QUIMICO 2021

Semana do Químico

: Youtube WebCiência IQ UFG

: 16 a 18 de Junho 2021

Para assistir à palestra, clique aqui

DIA-DO-QUIMICO 2021

Semana do Químico

Em comemoração ao Dia do(a) Químico(a), o Instituto de Química da UFG realizará um evento que contará com palestras e minicursos . O evento será dia 16, 17 e 18 de junho e contará com uma programação especial.

Os minicursos serão dia 16 e 17/06 e as palestras dia 18/06. A transmissão das palestras será através do canal no YouTube do WebCiência-IQ-UFG. O link para acesso aos minicursos será enviado posteriormente.

Haverá sorteio de livros para os participantes e certificado de participação.

Confira a programação completa:

Programação dos Minicursos

Dias 16 e 17 de junho

Minicurso 1 - Objetos de ciências e tecnologia: relações históricas para o ensino de ciências.

Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva (UFS) e Mestranda e Licenciada em Química  Jamile dos Santos Santana

Moderador: Prof. Dr. Juvenal Carolino da Silva Filho (UFG)

Resumo: Qual a história por trás dos objetos de ciências e tecnologia (C&T) e como eles podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das ciências é um dos objetivos principais desse minicurso. Por meio de uma abordagem de C&T a partir de uma perspectiva de corrente histórica contextualizada serão feitas aproximações e questionamentos relacionados a investigação de objetos C&T do centro de Memória de Ciências do Instituto Tecnológico e Pesquisa do Estado de Sergipe.

Horário: 8:00- 10:00 (Google Meet)

Inscrição:  encerrada

Minicurso 2:  Química Forense: “Da análise de Drogas Ilícitas ao Controle de Qualidade de Alimentos e Bebidas”

Prof. Dr. Wanderson Romão (IFES)

Moderadora: Profa. Dra. Andréa Rodrigues Chaves (UFG)

Horário: 10h  - 12h (Youtube)

Inscrição:  https://forms.gle/d3ZWDDGeSMsLUm5x5

Minicurso 3: "Química Bioinorgânica: do envolvimento dos metais na origem da vida às suas aplicações no tratamento de doenças"

Prof. Dr. Douglas Hideki Nakahata (UFG)

Moderador: Prof. Dr. Juvenal Carolino da Silva Filho (UFG)

Resumo: Embora elementos como o H, C, O, N, P e S sejam amplamente conhecidos como essenciais para a vida, os metais também desempenham papel fundamental em processos biológicos. Qual é a importância dos metais para os seres vivos? O ferro é essencial para a vida? E o cromo e o molibdênio? Quais são suas funções? É possível utilizar metais "tóxicos" para tratar doenças? A platina e o arsênio são usados no tratamento do câncer???

Venha participar deste minicurso para conversarmos sobre Química Bioinorgânica, o campo da ciência que estuda o papel dos metais em sistemas biológicos!

Horário: 14h  - 16h (Google Meet) - 80 vagas

Inscrição:  encerrada

Minicurso 4: Certificações de Qualidade: como um laboratório pode estar entre os melhores do mundo e qual o papel do profissional nessa conquista.

Dra. Kelly da Silva Bezerra (KB Consultoria e Treinamentos)

Moderador: Prof. Dr. Juvenal Carolino da Silva Filho (UFG)

Resumo:  Pelas exigências entre cliente e indústria, pelas necessidades de atender legislações nacionais ou internacionais, laboratórios de controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento têm buscado cada vez mais conquistar credenciamentos, certificações e acreditações. E quando falamos de laboratórios químicos, o profissional da área tem papel importantíssimo nessa conquista. Nesse minicurso será apresentado o panorama da qualidade em rotinas laboratoriais e a confiança que ela traz para os processos

Horário: 16:10h  - 18:10h (Google Meet) - 80 vagas

Inscrição: encerrada

Minicurso 5:  Metodologias Ativas: para o alto e avante!

Me. Thaiza Montine Gomes (Secretaria de educação de Goiás)

Moderadora: Prof. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG)

Resumo:  Este Minicurso tem por objetivo:

- Incentivar os participantes a desenvolverem a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

- Desafiar os cursistas a participarem de projetos e construir suas próprias criações, através do Movimento Maker.

- A partir do ensino de STEM propõem-se evitar a compartimentalização do ensino de ciências e tecnologia atual.

- Uma vez que o objetivo dos conteúdos STEM é permitir que os alunos desenvolvam o conhecimento científico, entendam e consigam propor decisões sobre questões locais, nacionais e globais, espera-se que os professores/cursistas também desenvolvam essas articulações necessárias.

Horário: 18:10h  - 20:00h (Google Meet) - 80 vagas

Inscrição: encerrada

Minicurso 6: O acidente radiológico com o Césio 137 e a formação de professores de Química em Goiás: houve mudanças?

Me. Luclécia Dias Nunes (CEPAE)

Moderadora: Prof. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG)

Resumo: Em 1987 ocorreu em Goiânia um acidente radiológico com uma fonte de Césio 137. Devido as proporções, esse acidente ficou mundialmente conhecido e muitas pessoas ouviram pela primeira vez a palavra radioatividade. No entanto, a temática radioatividade é um dos conteúdos previstos nos documentos oficiais para ser abordado pelos professores de Química na educação básica, principalmente no Ensino Médio. Assim, seria esperado que após o ocorrido os cursos de licenciatura em Química, especialmente os do estado de Goiás, tivessem dado ênfase a essa temática e ao acidente radiológico. Mas será que isso ocorreu?

Horário: 20:10h  - 22:00h (Google Meet) - 80 vagas

Programação das Palestras

Dia 18 de junho

Horário:8h às 8:30h

Título:  Atração de talentos e carreira na indústria farmacêutica.

Palestrantes: Ingrid Faria Silva e Luana Braga Isensee (Brainfarma)

Horário: 8:30 às 10h

Título:  Divulgação Científica:  qual nosso papel (estudantes e professores de química)?

Palestrante: Wilmo Ernesto Francisco Junior (UFAL)

Moderadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG)

Horário: 10:10h às 11:40h

Título: Feminização da Ciência: diferentes vivências femininas na Química