amazonicas vii

Colóquio Internacional Amazônicas – A Estrutura das Línguas Amazônicas: Fonologia e Sintaxe (Amazônicas VIII)

: Evento remoto

: 31 de Maio 2021 às 08:00 a 11 de Junho 2021 às 08:00

Para conhecer o site do evento, programação e fazer inscrição, clique aqui
amazonicas vii
O Colóquio Internacional Amazônicas – A Estrutura das Línguas Amazônicas: Fonologia e Sintaxe – foi concebido em 2007 como um evento bienal itinerante, organizado alternadamente em diferentes países amazônicos, com o objetivo de funcionar como plataforma para intercâmbio e cooperação na área de pesquisas sobre as línguas indígenas da Amazônia. A realização dos encontros é de responsabilidade geral da associação Amazônicas (www.amazonicas.org) e do comitê local de cada país em que o evento se realiza.
Encontros anteriores do Amazônicas já foram realizados em Manaus (2007), Recife (2008), Bogotá (Colômbia, 2010), Lima (Peru, 2012), Belém (2014), Letícia/Tabatinga (Colômbia, 2016) e Baños (Equador, 2018).
Em 2020, o Amazônicas VIII aconteceria em Goiânia e Brasília, no Cerrado brasileiro, que é o lar de uma grande diversidade de línguas amazônicas. Com o advento da covid-19, no entanto, o evento teve de ser reajustado para o modo remoto. O Comitê Local responsável pela realização é o Núcleo de Tipologia Linguística (http://ntl-grupo.blogspot.com/), grupo de pesquisa formado por linguistas da UnB, UFSC e UFG.
O Colóquio AMAZÔNICAS VIII será promovido pelo Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás, entre 31 de maio e 4 de junho de 2021, seguido da Escola de Inverno, a cargo da Universidade de Brasília, de 7 a 11 de junho de 2021.