Workshops discutem planejamento estratégico da pós-graduação na UFG

: Google Meet

: 17 dicembre 2020 alle 13:39 a 08 febbraio 2021 alle 20:00

Os encontros visam aprimorar a cultura de autoavaliação, planejamento e tomada de decisão dentro dos programas

O desenvolvimento do planejamento estratégico 2021 para a pós-graduação da UFG será participativo. A  PRPG organizou uma série de workshops online a fim de  preparar os programas para a construção da sua trajetória futura frente ao cenário de transformações que estamos vivendo.  Além de tratar das mudanças nos critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  os workshops trarão novos direcionamentos  em prol da consolidação e do fortalecimento do Sistema de Pós-Graduação na UFG.

O primeiro encontro acontece ainda em dezembro, no dia 17, seguido por mais quatro seminários que ocorrerão ao longo de janeiro e fevereiro. O conteúdo a ser abordado toma como referência as cinco dimensões propostas na nova ficha de avaliação da CAPES: Impacto e relevância, Inovação e Transferência de Conhecimentos, Formação na Pós-Graduação, Produção do Conhecimento  e Internacionalização.

“Os PPGs precisam passar por transformações culturais profundas no processo de autoavaliação e planejamento estratégico. Necessitam desenvolver estratégias de acompanhamento e gestão no dia-a-dia  de modo a corrigir a rota sempre que necessário. Vamos planejar, estabelecer indicadores e fortalecer a organicidade da pós-graduação para além do ciclo quadrienal. Precisamos repensar os PPGs e construir uma pós-graduação mais articulada, com maior sinergia entre os programas”, destaca o pró-reitor de pós-graduação Laerte Ferreira ao ressaltar a necessidade do ciclo integrado de autoavaliação -  planejamento estratégico.

Maria Márcia Bachion, pró-reitora adjunta de pós-graduação, explica que cada programa indicou dois representantes para participarem do workshop. Espera-se que eles sejam os coordenadores dos respectivos eixos que serão abordados e assumir seu desenvolvimento e acompanhamento nos programas. “Percebemos que, para que as metas e objetivos da Pós-Graduação na UFG sejam alcançados como um todo, precisamos fazer esse planejamento de forma compartilhada com os programas, para que eles estabeleçam ações e seus próprios planos de desenvolvimento”, conta.

As atividades acontecerão por meio da plataforma Google Meet. Confira a programação:

-17/12/2020 - 8h:00-12h:00 - Visão geral dos eixos do Planejamento Estratégico Institucional e desenvolvimento dos eixos I - Impacto e relevância da Pós-Graduação Stricto Sensu na UFG e II- Inovação e Transferência de Conhecimentos.

-18/01/2021 - 8h:00 - 12h:00 - Eixo III- Ensino e aprendizagem na Pós-Graduação: Projeto Político Pedagógico dos Programas, objetivos / finalidades dos PPG, formação do estudante na Pós-Graduação.

- 25/01/2021 - 8h:00 - 12h:00 - Eixo IV- Produção do conhecimento na Pós-Graduação

- 01/02/2021 - 8h:00 - 12h:00 - Eixo V - Internacionalização

- 08/02/2020 - 8h:00 - 12h:00 - Auto avaliação da Pós-Graduação na UFG.