Pipoesia 2020

XII Festival de Pipoesia do Cepae UFG

: Google Meet (consultar programação)

: 26 a 31 de Outubro 2020

Para conhecer o site do Pipoesia 2020 clique aqui

Para acessar a programação aqui

Pipoesia 2020

XII Festival de Pipoesia do Cepae UFG

O Centro de Ensino e Pequisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae UFG) realiza a 12ª edição do Festival de Pipoesia, na semana de 26 a 31 de outubro de 2020. Em 2018, nos 10 anos do Pipoesia, ressaltamos os ataques aos direitos humanos como um retrocesso na nossa conjuntura social e política. Em 2019, esses ataques continuaram e se ampliaram ainda mais para outras esferas da vida humana, como na nova política ambiental do país. Por isso, à época, fizemos uma ode ao ambiente Cepae, nosso espaço de trabalho e de convivência com a comunidade escolar. Mais que isso, indagamos o que nós, que ensinamos, que aprendemos, que lutamos, fazemos para, não só tornar esse espaço mais sustentável, mas para nos sustentar ante a tantas adversidades do ambiente externo.

Eis que o grande desafio deste longo e histórico ano de 2020 é o afastamento, o isolamento, o confinamento e o aprisionamento às invisíveis garras de um vírus que mata, que destrói, que dá realce às iniquidades de um mundo perversamente desigual. Mas são também essas mesmas garras invisíveis que nos permitem ver a beleza, a solidariedade e a fraternidade que, em nós e no nosso semelhante, existe; a grandeza do ínfimo; o sentido do olhar para o antes insignificante; a importância, até mesmo para a preservação de nossa saúde mental, de acreditarmos no poder do ético, do estético, do poético.

Assim, o tema deste ano é, tomando a ideia de Manoel de Barros de que “a visão é um ato poético do olhar” e de que o “ficar em casa” nos permite ver mais o que antes só olhávamos de relance, o Pipoesia deste ano contempla o tema Onde você vê poesia?, entendendo que o poético vai além do poema e da palavra, pois, como diz Octavio Paz, “Pessoas, paisagens e fatos podem ser poéticos. Quando a poesia acontece como uma condensação do acaso, estamos diante do poético”.

Célia Sebastiana Silva

Coordenadora do projeto Pipoesia