Dia D Campanha UFGID Inclusão Digital

Evento

: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC-UFG)

: 08 de Agosto 2020 às 08:00

Doe para a campanha de inclusão digital UFGID

Em 05/08/20 13:48.

Na Instituição, três em cada quatro discentes se enquadram nos critérios de baixa renda. E entre esses três, um é de baixíssima renda

Texto: Versanna Carvalho

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promove no próximo sábado (8/8) o Dia D Doação da campanha UFG ID - Solidariedade para inclusão digital. Das 9h às 14h uma equipe de  voluntários vai receber computadores, notebooks e equipamentos que possam permitir que estudantes com menor poder aquisitivo acompanhem as aulas remotamente. O evento vai ser realizado no formato drive-thru (o doador não precisa sair do carro), na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC-UFG), no Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário, em Goiânia.

A campanha é uma iniciativa da UFG em parceria com a Associação Egressos e Egressas da UFG, TV UFG, Sindicato dos Docentes das Universidades Federais (Adufg) e Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sintifesgo). O objetivo é mobilizar a sociedade para contribuir com equipamentos eletrônicos ou doações financeiras para a disponibilização de cerca de 5 mil computadores e tablets que possam atender às necessidades educacionais de grande parte dos estudantes da UFG durante a pandemia.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, entende que, diante da impossibilidade de retomada das atividades acadêmicas presenciais, por conta da pandemia da covid-19, a Universidade se vê na obrigação de adotar medidas para que o prejuízo da comunidade estudantil seja reduzido. Neste contexto, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a retomada do semestre letivo 2020-1 a partir do dia 31 de agosto. 

Consciente da fragilidade econômica da grande maioria dos estudantes da Instituição, Edward conta com o apoio da sociedade para tentar enfrentar a situação. "Hoje, na UFG, três em cada quatro estudantes se enquadram nos critérios de baixa renda. E entre esses três, um é de baixíssima renda. Temos que criar alternativas para conseguir enfrentar esta desigualdade", ressalta. 

Atuação da UFG na pandemia

Desde março de 2020, quando teve início a pandemia do novo coronavírus, a UFG tem desempenhado inúmeras ações para o enfrentamento da crise sanitária. As ações englobam desde a assistência social, com o UFG Solidária, passando pela criação de uma rede de laboratórios para testagem da população e a produção de milhares de equipamentos de proteção individual. Entre essas iniciativas está o Plano Emergencial de Conectividade da UFG.

Formas de doar

Em dinheiro

Instituição bancária: Banco do Brasil

Agência: 1242-4

Conta corrente: 47.930-6

Titular: Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural

CNPJ: 01.517.750/0001-06

 

Entrega de equipamentos no local

Local: Centro de Manutenção de Equipamentos (Cemeq) da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC-UFG) - Câmpus Colemar Natal e Silva

Endereço: Av. Universitária, 1488 - Qd. 86 Bloco A - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, CEP: 74.605-010


No ato da doação é necessário preencher um formulário

 UFGID_drive.jpg

 

Como doar?

As doações podem ser feitas pela conta Banco do Brasil  Ag: 1242-4 CC: 47.930-6 Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural  Cnpj: 01.517.750/0001-06 (confira infográfico explicativo de como transferir) ou os equipamentos entregues  CEMEQ - Centro de Manutenção de Equipamentos da UFG - Campus Samambaia ou EMC/UFG - Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - Campus Colemar Natal e Silva. No ato da doação é necessário preencher um formulário

Saiba mais.