cartas02.jpg

Centro Cultural UFG comemora 10 anos

Evento

: YouTube Oficial da UFG

: 15 de Julho 2020 às 20:00

O Centro Cultural UFG comemora 10 anos de atividades em 2020 e, continuando suas ações ao longo do ano, lança na próxima quarta-feira, dia 15 de julho as 20h no Canal da UFG_Oficial no Youtibe o blog #CartasParaUmaCasa dos artistas Glayson Arcanjo e Paulo Duarte. Após uma semana do lançamento da programação comemorativa a data, ocorrido no dia 10 de marco, o espaço fechou as portas devido a crise sanitária causada pela Covid19. Desta forma, desde o dia 30 de março de 2020, o Centro Cultural UFG/Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG com apoio da TV UFG, Rádio UFG, Secretaria de Comunicação da UFG  e Reitoria Digital vem transmitindo o programa  Lives #CulturaNaUFG, sempre às 20h pelo canal da UFG no YouTube.
Na programação alusivas aos 10 anos do CCUFG estava prevista a Exposicão “Entre Ruínas e Demolições”, de Glayson Arcanjo, com curadoria de Paulo Duarte, que seria aberta para visitação pública no final de abril. A partir do novo cenário de distanciamento social, a Direção e a Coordenação de Programação de Artes Visuais juntamente com os artistas Glayson Arcanjo e Paulo Duarte, buscaram viabilizar uma outra possibilidade de ação em meio digital para que o público pudesse desfrutar do processo de criação deste trabalho. O blog foi desenvolvido na plataforma Tainacan customizada pela Universidade Federal de Goiás.
#CartasParaUmaCasa
#CartasParaUmaCasa é uma ação de extensão que se desenvolve na forma de correspondências visuais trocadas entre Glayson Arcanjo e Paulo Duarte, professores da Faculdade de Artes Visuais da UFG, como forma de estender e tornar público questões relativas aos processos artísticos; de curadoria; do pensamento crítico e reflexivo relativos a exposição “Entre Ruínas e Demolições” programada para acontecer em abril 2020 no Centro Cultural UFG e adiada por motivos da Covid-19. É também um convite aberto participação de pessoas interessadas em escrever sobre diversos aspectos da Casa; casas vividas, casas lembradas, casas imaginadas, casas habitadas, etc. em tempos passados e nos dias atuais, nesse momento de distanciamento social.
Detalhes da Ação
#CartasParaUmaCasa
A pandemia de Covid-19 que rapidamente se espalhou pelo mundo fez com que a paralisia tomasse conta de nossas vidas. Desde janeiro de 2020 vínhamos preparando a exposição «Entre ruínas e demolições» que havia de inaugurar-se em 27 de abril de 2020 no Centro Cultural da UFG, em Goiânia. A exposição não se inaugurou, mas aqui estamos. Com o adiamento da mostra e dada a impossibilidade de ocuparmos a galeria de modo presencial, criamos este espaço virtual como extensão da exposição e via possível para nos conectarmos à você e às outras pessoas que, assim como nós, também encontram-se em casa. 
Como ponto de partida, criamos três frentes de ação, que se concretizam com a escrita e trocas de mensagens: 1) #Correspondencias, 2) #CartasACasa e 3) #Notas. Te convidamos a passear por este espaço virtual em andamento e habitá-lo conosco nas múltiplas conversas e pensamentos individuais e coletivos em torno da casa, este lugar que se fez tão presente neste período incerto de quarentena. 
#Correspondências
#Correspondências é um lugar comum, compartilhado e criado através da troca de cartas entre Paulo e Glayson. As correspondências trocadas entre os pesquisadores tiveram como ponto de partida os encontros para planejamento da exposição «Entre ruínas e demolições», as conversas que evidenciam o processo criador e historiográfico/curatorial e as alterações sofridas com adiamento da exposição ocasionado com o início da Covid-19 no Brasil. 
#CartasACasa
#CartasACasa é um convite e um espaço de reflexão e pensamento coletivo. A pandemia nos forçou a estar isolados em casa, um lugar que nos é familiar mas que de pronto se mostrou estranho gerando inquietações, frustrações e reflexões num eterno vai-e-vem entre o passado, presente e futuro. De repente, nos encontramos todos frente a um espelho que nem sempre nos devolve a imagem esperada. Entendemos a casa como um lugar físico, mas também como um lugar simbólico onde guardamos lembranças sobre quem fomos mas também sobre quem somos. Compartilhe conosco escritos, reflexões, devaneios. Faça uma viagem por sua casa, conte-nos! Escreva, desenhe, grave uma nota de áudio, um vídeo, apresente uma foto da sua casa antiga, da nova, do seu lugar preferido dentro dela, etc… há infinitas formas e meios de participar:
- sobre a sua primeira casa da qual você lembra. (Essas casas que habitamos no passado muitas vezes são lugares simbólicos importantes).
- sobre as mudanças de casa que você fez (Muitos de nós passamos por mudanças de casa, quando criança ou adulto, como foi a experiência?) 
- sobre habitar sua casa neste momento (Sua impressões da casa neste período de isolamento).
sobre casas e espaços em ruínas (Caminhando por nossas cidades vemos casas ou edifícios em ruínas, há alguma especial para você?).
#Notas
#Notas é um espaço onde o artista Glayson Arcanjo aproveita o momento de isolamento para compartilhar suas reflexões em torno ao seu processo criativo, recuperando os grandes temas que permeiam o conjunto de sua produção artística como as ruínas, demolições, apagamentos, rastros e rasuras. Trata-se de pensamentos em voz alta, recortes, pensamentos fragmentados que nos auxiliam a entrada em seu mundo artístico e criativo.
MiniBio
Glayson Arcanjo de Sampaio é natural de Belo Horizonte, MG. Vive e trabalha em Goiânia, GO. É artista, professor e pesquisador vinculado a Faculdade de Artes Visuais FAV e atual coordenador da Galeria da FAV. Doutor em Artes Visuais pela UNICAMP (2018) Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG (2008) e Bacharel em Educação Artística pelo Instituto de Artes da UFU (2006). Tem como interesse de pesquisa as práticas artísticas contemporâneas, processos de criação e desenho. Algumas imagens e textos do artista podem ser acessados no site: www.glaysonarcanjo.com
Paulo Henrique Duarte Feitoza é professor da área de «História da Arte e da Imagem» na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). Possui doutorado em História da Arte pela Universidade de Girona, Espanha (2017); Mestrado em Comunicação e Estudos Culturais (2012) e Graduação em História da Arte (2010), pela mesma universidade. Atualmente é vice-líder do Núcleo de Investigação em Histórias da Arte – NIHA/UFG. Tem experiência na área de História da Arte, com ênfase nas épocas moderna e contemporânea.
 cartas02.jpg
 cartas01.jpg