Café com Ciência_300X180.jpg

Palestra "Sobre lipídios e fulerenos, o que a (Bio)Física tem a dizer?"

Evento

: https://youtu.be/EptyWyDFL44

: 15 de Julho 2020 às 12:45

O Prof. Sebastião Mendanha (currículo Lattes) discute na Live do Café com Ciência, no dia 15/7 às 12h45, a interação entre nanopartículas à base de carbono, conhecidas como fulerenos (C60), e membranas biológicas. Esse trabalho foi recentemente publicado na Journal of Molecular Liquids (disponível aqui), sendo desenvolvido em colaboração com o Prof. Dr. Guilherme Colherinhas (currículo Lattes) e o discente Eyber Alves do PPG-FIS. Simulações computacionais atomísticas no contexto de dinâmica molecular (MD) e também resultados de ressonância de spin eletrônico serão apresentados avaliando o potencial do C60 para a entrega de fármacos. A palestra, intitulada " Sobre lipídios e fulerenos, o que a (Bio)Física tem a dizer?", será realizada de forma remota na quarta-feira, dia 15/07/2020, iniciando-se às 12h45.
.
Sobre lipídios e fulerenos, o que a (Bio)Física tem a dizer?
Palestrante: Prof. Dr. Sebastião Mendanha
Afiliação: IF-UFG
Data: 15/07/2020 (quarta-feira)
Horário: 12h45
Participar pelo YouTube: https://youtu.be/EptyWyDFL44
Participar pelo Google Meet: Obrigatório utilizar e-mail do Gmail ou da UFG. Inscrições até terça-feira, pelo link: https://forms.gle/rArnPS1s64bspxfG6
Resumo:
A descrição do comportamento das membranas biológicas tem sido um verdadeiro desafio para pesquisadores de diversas áreas. Em especial, os físicos têm dado importantes contribuições acerca do entendimento da termodinâmica, estrutura, comportamento funcional e dinâmico de diversos tipos de biomembranas. A Física das biomembranas é muito interessante pois essas estruturas são compostas de moléculas relativamente grandes, flexíveis e que possuem vários graus de liberdade intramoleculares. Além disso, as membranas lipídicas se auto-organizam espontaneamente em estruturas quase bidimensionais quando são expostas a soluções aquosas.
Nanopartículas construídas a partir de alotrópicos de carbono, especialmente o fulereno, têm atraído um interesse crescente em nanomedicina devido às suas propriedades físicas e químicas únicas e às suas aplicações associadas a administração de fármacos. Devido à necessidade da descrição das interações entre fulerenos e membranas biológicas, nessa apresentação vamos relatar o estudo de simulações computacionais atomísticas no contexto de dinâmica molecular (MD) e também resultados de ressonância de spin eletrônico para elucidar os processos envolvidos na interação entre compostos de fulereno C60 com membranas lipídicas de 1,2-dioleoil-sn-glicero-3-fosfocolina enriquecidas com colesterol.