Café com Ciência  2020

Café com Ciência - Nanopartículas em Física Médica

Evento

: Youtube

: 08 de Julho 2020 às 12:45

O Prof. Dr. Oswaldo Baffa (currículo Lattes), da USP-RP, discute na Live do Café com Ciência o uso de nanopartículas em Física Médica. A palestra, intitulada "Nanopartículas em Física Médica", será realizada de forma remota na quarta-feira, dia 08/07/2020, iniciando-se às 12h45.

Nanopartículas em Física Médica

Palestrante: Prof. Dr. Oswaldo Baffa

Afiliação: FFCLRP – USP-RP

Data: 08/07/2020 (quarta-feira)

Horário: 12h45

Participar pelo YouTube: https://youtu.be/8xhOAcyq90w

Participar pelo Google Meet: Obrigatório utilizar e-mail do Gmail ou da UFG. Inscrições até terça-feira, pelo link: https://forms.gle/j46nyLieSQmHH8UR6
Resumo
Nanopartículas (NPs) de metais nobres, como ouro e prata, são potencialmente biocompatíveis e apresentam propriedades plasmônicas capazes de intensificar a interação com a luz visível. Devido ao alto número atômico, essas NPs metálicas também aumentam a probabilidade de interação com a radiação ionizante, especialmente na faixa de energia onde o efeito fotoelétrico é predominante, possibilitando diferentes aplicações médicas como o reforço da dose depositada em dosímetros ou tumores que contenham NPs metálicas. Devido às propriedades plasmônicas, elas podem ainda aumentar a sensibilidade de dosímetros de radiação aferidos por métodos luminescentes por meio da luminescência acoplada aos plásmons.
Além das NPs metálicas, NPs magnéticas também encontram ampla aplicação na área médica podendo ser utilizadas em separação magnética, agentes de contraste em imagens de ressonância magnética, marcação de células, hipertermia e marcadores magnéticos. A biosusceptometria AC tem sido utilizada para estudos da dinâmica dessas NPs magnéticas. Outra possibilidade é o estudo da relaxação de Néel em NPs que estão ligadas a células e com isso determinar a quantidade de células.
Esses estudos exigem tanto o desenvolvimento de novas rotas síntese de NPs, a produção de amostras e experimentação animal, além de instrumentação adequada para as medidas, oferecendo uma excelente possibilidade de treinamento associada à geração de novos conhecimentos. Nesse trabalho, serão reportados alguns resultados relacionados ao uso de NPs metálicas e magnéticas em Física Médica.
Café com Ciência  2020