Exposição Musa

Exposição 1957-1966 - Uma década no museu estadual

: Museu Zoroastro Artiaga

: 06 de Fevereiro 2020 a 06 de Março 2020

Projeto é parceria entre o curso de Museologia da UFG e o Museu Zoroastro Artiaga (MUZA)

A exposição, que objetiva trazer ao público curiosidades e informações sobre Goiânia, é resultado de uma parceria do Museu Zoroastro Artiaga (Muza) com o curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás. Durante uma semana, dez alunos matriculados na disciplina “Tópicos de Museologia II – Arquivo, curadoria e comunicação museal” transformaram o MUZA em um verdadeiro laboratório, realizando a curadoria e pesquisa de documentos da segunda década de existência do Museu, período compreendido entre 1957 e 1966.

Exposição MUZA
Estudantes fizeram verdadeiro laboratório para criar a exposição (Fotos: Victoria Cywinsky/SecultGO)

Os documentos, que foram digitalizados, poderão ser visitados a partir das 8 h do dia 6 de fevereiro, quinta-feira, no segundo andar do Muza. A exposição segue até 6 de março. Orientados pela professora da UFG Darlen Priscila Santana Rodrigues, os alunos selecionaram registros que contam os primeiros acontecimentos de Goiânia, entre eles os primeiros casamento, velório e catástrofe. Além da seção de curiosidades da cidade inventariados entre 1933 e 1950, o visitante poderá também consultar documentos que falam sobre a cultura popular de Goiás. Há ainda informações sobre as coleções de taxidermia de José Hidasi, professor e taxidermista húngaro que fixou residência em Goiás e fundou o Museu de Ornitologia de Goiânia.

Exposição MUZA
Documentos foram digitalizados para exposição

A professora Darlen ressalta que a parceria com o Muza possibilitou que os conhecimentos teóricos da disciplina fossem colocados em prática. “A exposição é resultado do funcionamento do museu como laboratório. Alunos da museologia e inclusive de outros cursos puderam aplicar a teoria na prática. Através dessa iniciativa, a sociedade poderá conhecer mais sobre a história de Goiânia, do museu e da cultura popular/material em Goiás”.

Giuglliano Santos, diretor do MUZA, afirma que a exposição abre o calendário 2020 do museu. “A exposição é muito importante pois traz documentos que falam sobre o início do museu, do intercâmbio do MUZA com outras instituições, da contribuição que cada diretor trouxe à instituição e para a cultura goiana. A partir dos documentos oficiais do museu, nós falaremos um pouco sobre sua própria história”.

Exposição: “ 1957-1966 - Uma década no museu estadual”

Data: de 6 de fevereiro a 6 de março

Horário: terça a domingo, das 8 às 18h

Local: Museu Zoroastro Artiaga (Praça Cívica, n. 13. Setor Central. CEP. 74.003-010)