Show AmazoniCanToria

Evento

: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533, Praça Universitária - Setor Universitário

: 10 a 11 de Dezembro 2019

O Centro Cultural UFG recebe, nos dias 10 e 11/12, às 20h, o show AmazoniCanToria com os cantores e compositores tocantinenses Lucimar, Dorivã, Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz e Braguinha Barroso. O show AmazoniCanToria, aprovado no Edital PROEC/CCUFG N° 01/2019, compõe a Série Músicas do 2° semestre de 2019. Com ingressos a R$ 40, 00/R$20,00 (meia) e classificação livre, o show promete levar o público a uma viagem pela riqueza cultural do Tocantins por meio das canções desses importantes cantores e compositores do Estado. Clique aqui para comprar o ingresso antecipadamente.

Show AmazoniCanToria

Os cantores e compositores Dorivã, Genésio Tocantins, Juraíldes da Cruz, Lucimar e Braguinha Barroso, artistas tocantinenses, compõem e cantam ritmos, costumes, lendas e histórias do povo do norte, especialmente das comunidades tocantinas, bem como a flora e fauna do cerrado e do bioma amazônico que representa o cotidiano dos ribeirinhos dos ricos rios que banham e fecundam nossa terra, além das batidas rítmicas afro-brasileiras e indígenas que herdamos dos ancestrais e marcam a criatividade e a cadência musical do Brasil.

Contribuem fortemente para construção da música popular brasileira na medida que narram nas letras e expressam nas melodias a preocupação em estabelecer e difundir uma identidade tocantinense, do norte do país, que represente um povo característico de uma região que compõe a riqueza da nação brasileira.

A circulação do espetáculo AmazoniCanToria traz um concerto com músicas autorais, vozes, violões e percussão. Trata de apresentar uma coletânea do cancioneiro do Tocantins para uma plateia de apreciadores da música popular que se identifica com o trabalho produzido com cuidado e apresentado pelos cantores e para formação de plateia pelos palcos do Brasil.

Sobre o show

O show traz a proposta inovadora de cantar a gente, a terra, os frutos, os rios, a linguagem, a cultura tocantina com uma mensagem de amor ao pertencimento, riquezas, belezas e, também, às fragilidades do mais novo Estado do país na região amazônica. “É um especial trabalhado com muito carinho para oferecer ao público um grande concerto popular das mais expressivas letras e vozes tocantinenses, compondo a programação do projeto PROEC/CCUFG”, afirma Graziela Cortez, produtora do espetáculo.

O repertório tem sonoridade suave, repleta de poesia e criatividade, numa exposição lúdica de instrumentos, vozes, percussão corporal, interagindo com o público que se identificará com canções do gosto coletivo que atrai os ouvidos, enriquece o intelecto e alimenta a alma.

Sobre o projeto

Os compositores têm carreira solo consolidada e propõem aventurar-se numa viagem compartilhada que reúne peças reconhecidas de suas trilhas, possibilitando um diálogo artístico sensível entre os artistas que emocione e faça vibrar a plateia que os prestigia. Todos com canções gravadas em CDs e DVDs individuais e coletâneas, ofertados ao público em lojas e plataformas digitais de amplo acesso.

O cancioneiro popular do Tocantins é, sobretudo, representado no inconsciente coletivo pelos músicos naturais do Estado que com suas interpretações autorais traduzem o cotidiano do povo. Esse trabalho é composto pelas obras de: Lucimar, Braguinha Barroso e Genésio Tocantins, que são do norte do Estado; Dorivã da terra dos cristais, portal da Ilha do Bananal à oeste na geografia e Juraildes da Cruz, do Sudeste. Os músicos têm rica, extensa e reconhecida composição autoral que será apresentada em voz e violão numa cantoria que pretende encantar o público que aplaude seus trabalhos, conquistar novos espectadores e expandir a obra pelo Estado e país, dando visibilidade ao legado tocantinense.

“Carregamos as influências das culturas indígena e negra, traduzidas nos ritmos incorporados pelos músicos e compositores, aqui reunidos em suas letras cheias de tocantinidade, beleza e harmonia melódica. Por isso, o projeto tem se mostrado um sucesso” diz Genésio Tocantins.

Graziela Cortez Direção e Produção
Lucimar Direção musical
Lucimar, Dorivã, Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz e Braguinha Barroso Vozes e violões
Zé Bahia Percussão
Nival Correia Cenografista

Evento: Show AmazoniCanToria
Local: Centro Cultural UFG
Data: 10 e 11 de dezembro
80’. R$ 40,00 / R$ 20,00 (meia). L
Endereço: Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário.