CECATE/UFG apresenta resultados de projeto em parceria com o FNDE

: Auditório da UEG - Câmpus Aparecida de Goiânia

: 20 de Dezembro 2019 às 13:00

Texto: Thais Molina

O curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG), por meio do Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar da UFG (CECATE/UFG), promove evento no dia 20 de dezembro no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Aparecida de Goiânia, para apresentar os resultados do projeto “Ações para o Desenvolvimento do Transporte Escolar no Brasil”.

A proposta do projeto foi desenvolver um processo de capacitação para os agentes públicos ligados diretamente ao transporte escolar dos municípios brasileiros. Através da capacitação, foi possível aprimorar as ações e promover a melhoria dos processos, assim como otimizar os recursos voltados para o transporte escolar.

Atualmente, existem projetos voltados para a melhoria do transporte escolar brasileiro como o “Caminho da Escola”, promovido pela  Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), o qual visa melhorar a qualidade da educação na zona rural e o “Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE)”, que visa garantir o acesso e a permanência dos alunos da educação básica nas escolas. Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), desenvolve ações voltadas diretamente para o transporte escolar.

No sentido de colaborar com essas ações existentes, o projeto de pesquisa “Ações para o Desenvolvimento do Transporte Escolar no Brasil” em parceria com o FNDE, teve como objetivo desenvolver atividades de capacitação de gestores municipais, no que se refere aos aspectos operacionais e legais do transporte escolar rural, a fim de promover a melhoria da prestação desse serviço. O projeto também destinou-se a avaliar o “Caminho da Escola” e o PNATE em 77 mil escolas de 5570 municípios brasileiros.

Durante o projeto desenvolvido pelo CECATE/UFG foram elaborados alguns produtos, tais como o curso de capacitação para os agentes públicos, cartilhas, e um software para auxiliar na gestão do transporte escolar e seus resultados serão apresentados ao público participante. O evento ocorre no dia 20 de dezembro, às 13h no auditório da UEG. As inscrições serão feitas no local e será emitido um certificado de horas.

CECATE/UFG apresenta resultados de projeto em parceria com o FNDE