Siavez

EVZ lança programa de assistência veterinária e zootécnica em Anicuns

Evento

: Secretaria de Assistência Social de Anicuns - Rua Palmeiras, St. Central, Anincuns

: 09 de Novembro 2019 às 08:00

Será realizada no próximo dia 9 de novembro, às 9h, na Secretaria de Assistência Social de Anicuns, o lançamento e a aula inaugural do Serviço Integrado de Assistência Veterinária e Zootécnica (Siavez), voltado para produtores de leite do município goiano. O programa tem por objetivo estabelecer um elo permanente entre a Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ/UFG) e o campo, visando a troca de informações entre as comunidades rural e universitária, com a finalidade de levar ao meio rural ferramentas para o desenvolvimento econômico e tecnológico, ao
mesmo tempo em que busca o aprimoramento do ensino e direcionamento para a pesquisa.

O Siavez para produtores de leite de Anicuns foi delineado a partir da demanda da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Indústria e Comércio do município. Para atender as demandas específicas apresentadas à EVZ, foi feito o convite à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) e ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp), que prontamente aceitaram e passaram a integrar a equipe do projeto. Após uma reunião inicial na EVZ, com a presença do secretário da Agricultura de Anicuns e de técnicos da empresa Fazenda Rentável, optou-se pela metodologia participativa para a definição das bases do projeto.

O projeto está estruturado em módulos, com atividades previstas no município de Anicuns (cidade e propriedades rurais) e na EVZ. Cada módulo utilizará metodologias próprias com diferentes períodos de duração. Os módulos são os seguintes:

- Qualidade do leite;
- Forragem;
- Administração rural;
- Controle de brucelose e da tuberculose;
- Controle sanidade de bezerras leiteiras;
- Prevenção e controle de doenças de casco em bovinos;
- Capacitação e acompanhamento de atividades relacionadas ao controle do carrapato bovino;
- Melhoramento genético e reprodução animal;
- Manejo racional de bovinos leiteiros.

Siavez