UFG Fashion Business

1º Fashion Business UFG apresenta propostas de negócios de moda

Evento

: Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal - Câmpus Samambaia

: 21 a 22 de Outubro 2019

O 1º UFG Fashion Business é um projeto de extensão do curso de Design de Moda vinculado às disciplinas de Projetos 2 e 3, as quais compreendem ao último ano de curso. No intuito de desenvolver trabalhos que proporcionem maior imersão ao mercado profissional, estímulo ao empreendedorismo e inovação, o projeto tem como foco principal fomentar negócios criativos em moda.

As metodologias usadas foram o Business Model Canvas, voltado para a resolução de problemas, através de técnicas como o pensamento lateral e teorias sobre inovações de incremento e disruptiva. A orientação do projeto foi guiada pelas políticas de inovação da UFG, previstas na resolução Consuni 11/2018.

Assim, o 1º UFG Fashion Business apresentará 13 propostas de negócios de moda, como parte da programação da 2ª Mostra de Inovação que acontece durante o 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG, nos dias 21 e 22 de outubro de 2019 no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, totalmente aberto ao público.

A mostra contará também com a exibição em vídeo dos trabalhos realizados na disciplina de Desenvolvimento de Produto, pelos alunos do 5º período, a qual possui como orientação a resolução de problemas de produtos de moda, abordando questões como gênero, inclusão e sustentabilidade.

O propósito do projeto em formato mostra de negócios será uma oportunidade para apresentar à comunidade as possíveis e amplas atuações do campo da moda. O projeto contou com a colaboração do CEI/UFG, Sebrae, alunos dos cursos de Design Gráfico e Design de Ambientes (Coletivo La Luce) e professores dos Cursos de Design Gráfico, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG, CIAR/UFG e Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/ UFG).

A troca de expertise de cada área foi estratégica, sendo uma forma de experienciar como os campos de saberes se complementam dentro cadeia produtiva. Sendo assim, o projeto é por natureza e essência colaborativo e interdisciplinar, visando uma maior interação com a comunidade, não somente a acadêmica. A inovação é ação transversal, que permeia as atividades fundamentais e indissociáveis da Universidade, de ensino, pesquisa e extensão, e que envolve novos processos, teorias, serviços e produtos, ou seu melhoramento, resultando em desenvolvimento econômico e social.

UFG Fashion Business

Projetos

"Kombi Costura", proposta de negócio social, de Andressa Araújo, com o projeto itinerante que visa ensinar as práticas de costura e modelagem para comunidades de baixa renda através de um ateliê móvel montando em uma Kombi.

"Mood Fashion Business", proposta de serviço de Fernanda Pimentel, voltado aos lojistas do pólo atacadista da rua 44, que visa o desenvolvimento de visual merchandising e branding estratégico.

"Fashion Freela", proposta de serviço de Gadiego de Araújo, que consiste no desenvolvimento de um aplicativo que funcionará como um banco de dados de profissionais da área de moda, para atender a alta demanda por serviços terceirizados do setor.

"Reteliê", proposta de serviços criados por Iânila Ulchoa e Julieth de Aquino, que propõe um serviço de moda consciente para pessoas físicas e empresas de moda que procuram pelo redesign de peças pessoais e/ou peças de estoque.

"Hiheels", proposta de Jhonatan Matheus do Couto que consiste em um ateliê de moda sob medida, em formato e-commerce, para atender ao público drag queen e crossdressers.

"Sentido Consultoria", projeto de Laís Rayane dos Santos, é uma empresa de serviços que une técnicas da psicologia com design de moda, afim de oferecer a partir de um estudo etnográfico a melhor estratégia de produção para as indústrias de moda de Goiás. Os resultados das pesquisas de campos serão interpretados focados na vantagem competitiva de mercado.

"Fashion Bunker", proposta de Leticia Araújo Correa para uma plataforma streaming focada na assinatura de conteúdos de moda acadêmicos e de mercado a preço popular.

"Ateliê Natalha Cardoso", proposta de Natalha Cardoso para um ateliê de locação de moda festa para madrinhas e noivas, que visa ampliar o acesso aos tamanhos plus sizes, gestantes e terceira idade, bem como a oferta de estampas personalizadas conforme a demanda dos clientes.

"Nayara Albino ateliê", projeto de Nayara Albino que propõe uma moda feminina atemporal e sem faixa etária definida. Busca uma maior representatividade das mulheres maduras em publicidades de moda.

"Bargo", projeto de Roberto Sá, a marca será especializada em casacos, propõe modelagem zero waste (sem desperdício de tecidos), reaproveitamento de tecidos e casacos únicos beneficiados por tecidos inusitados e design de superfície.

"Ilustória", projeto de Ully Machado e Izabella de Prado é uma proposta de um estúdio de moda focado em estampas personalizadas, a partir das demandas dos clientes e com modelagem feita sob medida para os diversos corpos, em formato e-commerce. Contará também, com a prestação de serviços para empresas de moda que queiram estampas exclusivas.

"Inove Fashion", projeto de Tainá do Prado e Yasmim de Almeida é uma plataforma educacional EaD, com venda de pacotes mensais, para treinar estagiários para as indústrias de confecção de Goiás. Os pacotes incluem cursos de aperfeiçoamento em todos dos setores da cadeia produtiva das indústrias que serão ministrados por
profissionais que já atuam nas indústrias.

"Coletivo La Luce", projeto coordenado pela professora Viviane de Souza Cruz e Silva junto com os alunos do curso de Design de Ambientes é um laboratório de luz e cena focado em projetos cenográficos, instalações, eventos, focado na sustentabilidade e soluções criativas.

Programação

21 de outubro – segunda-feira
9h – 12h:
Workshop com a profa. Patrícia Sant’Anna (FASM)
Tema: Tendências Criativas: como pesquisar, escolher e aplicar na realidade de um negócio de moda
Local: Auditório da Faculdade de Artes Visuais / Câmpus Samambaia

14h – 18h:
Início da Mostra de Inovação - UFG FASHION BUSINESS
Local: Stand Centro de Eventos Ricardo Bufáiçal – UFG

15h – 18h:
Consultoria gratuita com professores convidados
Local: Stand Centro de Eventos Ricardo Bufáiçal - UFG

22 de outubro – terça-feira
8h – 12h :
Mostra de Inovação – UFG FASHION BUSINESS
Local: Stand Centro de Eventos Ricardo Bufáiçal – UFG / Câmpus Samambaia

14h – 16h:
Palestra com profa. Patrícia Sant’Anna (FASM)
Tema: Moda: atuação criativa para além do estilismo
Local: Auditório da Biblioteca Central da UFG / Câmpus Samambaia

16h20 – 18h:
Consultoria gratuita com professores convidados
Local: Stand Centro de Eventos Ricardo Bufáiçal – UFG / Câmpus Samambaia

18h30 – Encerramento