Lançamento do filme-debate Performance dos Castiços: Transe e possessão

Evento

: Cine UFG

: 28 de Março 2019 às 13:00

Na quinta-feira 28 de março de 2019, o Cine UFG recebe o lançamento do Filme-Debate “A Performance dos Castiços: Transe e possessão”, às 13 horas. O filme foi desenvolvido em três centros religiosos de tradições de matriz africana e afro-indígena. Na ocasião, representantes de diversos segmentos: comparecerão sacerdotes do Benin- África representando o culto tradicional de Ifá, bem como representantes da Umbanda da Casa de Vovó Catarina. Também comparecerão membros do Movimento Agô, que há 5 anos movimenta populações no combate a intolerância religiosa, violência contra mulher e racismo institucional. O Movimento Agô hoje possui cadeira titular no Conselho Municipal de Igualdade Racial e Conselho Estadual da Mulher. Realizam palestras, seminários e rodas de conversa.
Também estarão presentes convidados pelo LAPOE-UFG (Laboratório de Pesquisa Olhares Etnográficos): cientistas políticos, sociólogos e antropólogos da UFG. Será realizado após a apresentação do curta-metragem, um debate sobre políticas de inclusão e combate a crimes de intolerância religiosa.
o evento marca ainda a demanda pela criação de uma Delegacia de Combate a Crimes de Intolerância Religiosa (DECRATI-GO). Tanto para finalidade de registro e pesquisa, quanto para proteção dessas populações, e o evento visa intensificar as forças políticas destas populações, integrando-as aos profissionais da política e sociedade.
As temáticas pertinentes, e a presença dos profissionais de áreas do conhecimento social, estreitarão os vínculos entre as comunidades diretamente afetadas pelas políticas de inclusão frente à política neo- colonial e de invisibilização de comunidades tradicionais. Portanto oferecerão recursos humanos necessários a elaboração dos projetos de inclusão e proteção de tais comunidades.