Café com leitura 2019

Café com Leitura 2019

Evento

: Universidade Federal de Goiás (UFG)

: 27 a 28 de Junho 2019

Café com leitura 2019

O Café com Leitura 2019 tem como tema as leituras de mundo. Interessados em apresentar trabalhos podem submeter suas propostas entre os dias 05 e 31 de março. O evento ocorre nos dias 27 e 28 de junho, no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. Para mais informações, acesse o site do Café com Leitura. Confira os eixos temáticos:

EIXO TEMÁTICO 1: ESPAÇO E LEITURA

A leitura como processo de aprendizado e transformação para a construção da cidadania. Os diferentes espaços de produção da leitura. O sujeito e a leitura do mundo. A vida nas cidades e o processo de leitura. Desenvolvimento socioespacial e acesso à leitura. Projetos de leitura e intervenção. Os grupos e as diferentes formas de construção do saber escrito. O mundo rural e o mundo da leitura.

EIXO TEMÁTICO 2: LETRAMENTO E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL

A leitura como componente essencial para o letramento informacional. A competência informacional enquanto processo de busca, uso, transformação e geração de novos conhecimentos. Uso competente de informação em diferentes instâncias da sociedade.

EIXO TEMÁTICO 3: LEITURA(S) FRAGMENTADAS E PRECONCEITOS EM LEITURA

 Leituras fragmentadas e preconceitos relativos aos novos modos de ler na sociedade atual. Sociedades "ágrafas". Leitores compulsivos. Projetos de acesso à leitura para grupos marginalizados. Espaços virtuais como novas formas de construção de identidades e novos modos de leitura. As redes sociais como espaços de compartilhamento e difusão da informação. Leituras, sujeitos e redes. O papel da mídia e a ideologia.

EIXO TEMÁTICO 4: LEITURAS DE MUNDO PELO VIÉS LITERÁRIO

A literatura como fonte de compreensão do mundo. A geografia e a literatura na construção de identidades sociais. A leitura do mundo por meio da simbiose arte e realidade. A poesia, a crônica, o romance, a novela e as diferentes leituras na formação dos sentidos.

EIXO TEMÁTICO 5 – HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO

História das instituições de leitura: bibliotecas, livrarias, academias de letras etc. História da imprensa. História das práticas de leitura nas diferentes instâncias (família, escola, universidade).

EIXO TEMÁTICO 6 – INTERFACES DA LEITURA

Pesquisas, experiências sobre as diversas interfaces das práticas de leitura.

EIXO TEMÁTICO 7 – LEITURA: IMAGEM E IMAGINÁRIO

Leitura de imagem, mídia e imaginário. Possibilidades e metodologias de leituras de imagens. Diferentes tipos de imagens e suas diversas leituras: fotografia, vídeo, cinema e imagem digital. Relações entre imagem e imaginário: imagens mentais, representações mentais, símbolos e mitos.

EIXO TEMÁTICO 8 – BIBLIOTECAS ESCOLARES

A biblioteca escolar como instrumento de ensino-aprendizagem. Biblioteca e bibliotecário na formação de leitores. Professores e bibliotecários na implementação do letramento informacional na escola. Biblioteca na formação dos professores. Parceria bibliotecário e professor.