Abrasquim

Encontro Goiano de Saúde Coletiva

: Goiânia - GO

: 14 a 16 de Junho 2018

Acontece entre os dias 14 e 16 de Junho, o ABRASQUIM GO. O evento tem como orientação o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO), que se realizará no Rio de Janeiro, com o tema: “Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia”. Por meio do evento busca-se promover um espaço de debate qualificado que possa ampliar as reflexões sobre tal temática no estado de Goiás. Em conjunto com o ABRASQUIM também ocorrerá a Jornada Científica da Secretaria Estadual de Saúde 2018.

A Jornada Científica da SES-GO 2018, promovida pela Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho, nesta edição serão apresentadas e discutidas experiências exitosas no SUS, sob a forma de trabalhos de relatos de experiências. O objetivo é aproximar pesquisadores, gestores, trabalhadores e usuários do SUS, a fim de compartilhar o conhecimento profissional e técnico-científico produzido no próprio Sistema, nas experiências concretas de atenção à saúde, vigilância e gestão.

O ABRASQUIM GO terá como objetivo aprofundar as relações entre os diferentes cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde e áreas afins do estado de Goiás, além de possibilitar a construção de redes entre discentes e docentes, profissionais, gestores, trabalhadores e técnicos da área. Além disso, representa um importante cenário de divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão, dando, assim, visibilidade para a defesa do “Sistema Único de Saúde (SUS), da Universidade Pública, dos direitos sociais e da democracia” e, ao mesmo tempo, antecipando algumas respostas à chamada nacional da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Outro ponto relevante que pretende-se atingir é a participação dos profissionais de saúde atuantes no SUS, não somente na área de assistência, mas também vigilância e gestão, fortalecendo todos os setores.

Tomando como ponto de partida as temáticas do ABRASCÃO 2018, pretendemos alcançar discussões do campo do direito e acesso à saúde, violência e saúde, gestão e controle social do/no SUS, financiamento da saúde, entre outros. A programação completa está disponível no site do evento

Cartaz_Abrasquim