Pátio da Ciência expõe Física na prática

IF discute trajetória de físico ignorado pelo prêmio Nobel

: Anfiteatro II do Instituto de Física (prédio antigo) - Câmpus Samambaia

: 27 de Abril 2018 às 12:40

O Instituto de Física promove mais uma edição do projeto 15 em 15. Desta vez o prof. Ricardo Santana irá apresentar as pesquisas e trajetória de Yevgenii Konstantinovich Zavoiskii (1907 a 1976). O físico foi pioneiro na Ressonância Paramagnética Eletrônica e ignorado pelo Prêmio Nobel. A palestra será no dia 27 de abril, às 12h40, no Anfiteatro II do Instituto de Física (prédio antigo).

O seminário será dividido em duas partes. Na primeira será apresentada uma breve introdução à espectroscopia de Ressonância Magnética Eletrônica (RPE), seus princípios básicos e algumas aplicações em diversas áreas de pesquisa básica e aplicada. Em seguida será apresentada a vida e a carreira do físico reconhecido como criador da RPE e ignorado pela Acadêmica Real das Ciências da Suécia, responsável anualmente por conceder o Prêmio Nobel.