O crivo

Dias: 03, 04, 05, 06 de abril de 2018

Ingressos: Entrada Gratuita
Apresentações para escolas - Agendamento com a produção do espetáculo

Nas próximas semanas, centenas de estudantes de escolas públicas, entidades e ONGs que trabalham com idosos, portadores de necessidades especiais, creches e orfanatos irão ao teatro, gratuitamente, assistir ao espetáculo de dança contemporânea “O Crivo” do grupo goiano Ateliê do Gesto. Este projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta também com o apoio da Universidade Federal de Goiás, através da PROEC, da Casa Corpo e do Studio Balance.

As apresentações acontecem nos dias 3, 4, 5, 6, 16, 17, 19 e 20 de abril no Teatro do Centro Cultural UFG às 9 horas. A entrada também é livre ao público geral (limitado a 20 ingressos por dia de apresentação que serão distribuídos por ordem de chegada). Juntamente com as apresentações será realizada a ação Diálogo Corporal. Além da apreciação e experienciação artística e poética, teremos a oportunidade de dialogar e suscitar questões com o bate papo ao fim do espetáculo. Assim com este bate papo estaremos estimulando e suscitando questões que provoquem outras questões, que levem os espectadores ao pensar e consequentemente colocando-os em movimento: o movimento do pensamento.

Este espetáculo já rodou mais de 12 cidades brasileiras e passou por mais de 20 festivais nacionais e internacionais. Foi estreado em 2015 e, na ocasião, apresentado para escolas públicas. A experiência foi tão positiva que os artistas quiseram estender a apresentação para este público mas, desta vez, o conduzindo ao teatro. “Assim, abrimos e proporcionamos outras experiências e podemos proporcionar na sua potência máxima a magia que a arte é capaz. É preciso criar outros deslocamentos e proporcionar outros modos de pensar e refletir a experiência e mais do que isso, criar espaço de diálogo e troca pois aprendemos muito quando passamos por essas experiências”, comenta João Paulo Gross, bailarino e diretor do grupo.

O crivo

O Crivo

O espetáculo é uma ponte entre o corpo e a literatura de Guimarães Rosa presente em três contos de “Primeiras Estórias”. A trama envolve dois homens que criam relações que só se revelam à medida em que atravessam suas estórias, o sertão, ao som fazendeiro, de galo cantando, vento batendo em meio a folhas das árvores. “O Crivo é uma metáfora frente aos momentos ao qual estamos passando no país. É preciso levantar a poeira para que outras camadas possam ser vistas e descobertas revelando outras histórias que se desdobram frente aos nossos olhos”, comenta Gross.

Levar Guimarães Rosa para o palco, de acordo com João Paulo, é proporcionar ao público uma oportunidade de revisitar sua própria trajetória e olhar para si. “Rosa trata de questões existentes no homem, que perpassam as emoções e fragilidades frente em contato com o íntimo de cada um”, explica. Mais do que representar a obra de Guimarães, Ateliê do Gesto propõe uma coreografia a partir de suas próprias palavras. “Trata-se de uma busca de estímulos e imagens da sua literatura para criar danças, forças no espaço, ritmo e densidades que suscitam imagens e situações”, comenta o artista.