Jornada de Estudos Brasileiros

Sertão é tema da Jornada de Estudos Brasileiros

Evento

: Teatro do Centro Cultural UFG (Avenida Universitária n. 1533, Praça Universitária - Setor Universitário - Goiânia/GO)

: 15 a 16 de Março 2018

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (CEB-UFG) realiza, entre os dias 15 e 16 de Março, a Jornada de Estudos Brasileiros. O tema desta edição é “O sertão: imaginário e materialidade”. A programação é composta por conferências, exposições, mesas-redondas e concertos.

A edição atual da jornada parte do clássico romance “Grande Sertão-Veredas”, de Guimarães Rosa, como oportunidade para refletir sobre o espaço geográfico, cultural e estético que se convencionou designar sertão e as diferentes abordagens sobre o termo. A lista de convidados retrata o caráter multidisciplinar dos estudos sobre o sertão, que chama atenção de pesquisadores das áreas de geografia, arqueologia, engenharia e história, entre outros.

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás é um núcleo de pesquisa e extensão que visa debater e difundir temas relevantes relativos ao Brasil. Nesta Jornada de Estudos Brasileiros 2018, o CEB conta com o apoio do Fundo Estadual de cultura, visando o avanço da cooperação e do diálogo acadêmico nacionais e internacionais, com apoio da Sociedade Cultural Elysium.

Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis na página do evento. As inscrições podem ser realizadas no seguinte link: http://jornadadeestudosbr.wixsite.com/sertao/inscricao

Jornada de Estudos Brasileiros