sintomas_zecesar

FAV apresenta: Sintomas Estéticos do Plural 2

: Galeria da FAV/UFG

: 10 de Outubro 2017 a 14 de Novembro 2017

Professores do Bacharelado em Artes da Universidade Federal de Goiás (UFG) são também artistas, uma vez que trabalham em diálogo com a educação, a ciência, a política e a estética. Levando isso em conta, docentes da Faculdade de Artes Visuais (FAV) exibem suas obras na mostra “Sintomas Estéticos do Plural 2”, em cartaz de 10 de outubro a 14 de novembro na Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV). A abertura acontece nesta terça-feira (10/10), às 9h40.

Com curadoria de Rubens Pileggi e Selma Parreira, a exposição traz uma seleção eclética de temáticas, abordando a memória, o corpo humano e a cidade. Os meios expressivos são diversos: vão da gravura à pintura, da escultura aos objetos e instalações de arte.  Para Rubens e Selma, o enfoque recai em processos e exercícios que cada um vem desenvolvendo como professor e artista, ao mesmo tempo.

O nome da exposição busca fazer uma relação metafórica entre arte e cirurgia, pensando até que ponto o agrupamento das obras revela um conjunto cujas partes estão em relação umas com as outras - ou até que ponto é possível aproximá-las, tornando este corpo coeso e íntegro. “Sintomas Estéticos do Plural” também aponta para o fato de que os artistas emprestam seus pincéis, suas câmeras, seus bisturis, suas mãos e seus olhos para realizarem operações de sentido estético. Uma operação, porém, sem anestesia e para qual não existe método pré-estabelecido. nesta segunda edição, ao mesmo tempo em que as questões colocadas pela primeira versão da mostra se aprofundam, outras se abrem, estabelecendo diálogos, debates e questões contemporâneas.

sintomas_elianechaud

Trabalho de Eliane Chaud

Autoria

Dentre as estratégias apresentadas pelos artistas, o trabalho da professora Maria Tereza Gomes é um dos que fogem aos meios tradicionais das técnicas artísticas, uma vez que ela servirá infusões com folhas e plantas na abertura da mostra, a partir de sua pesquisa com a comunidade Kalunga, em Cavalcante. Com uma obra processual, Marcos Soares trabalhará com escoras de construção civil, realizando várias ações, durante o tempo da exposição, em alguns pontos determinados do Campus Samambaia, em colaboração com seus alunos. Também participam da mostra os professores Adriana Mendonça, Anahy Jorge, Edgar Franco, Eliane Chaud, Glayson Arcanjo, José Cesar Teatini Clímaco (ZéCésar), Manoela dos Anjos, Odinaldo da Costa, Patrícia Godoy, Patrícia Osses e os próprios curadores.

sintomas_cartaz

Serviço:

“Sintomas Estéticos do Plural 2” - Exposição do corpo docente do curso de Bacharelado em Artes Visuais da FAV/UFG

Data: de 10/10 a 14/11

Abertura: terça-feira (10/10), às 9h40

Endereço: Avenida Esperança s/n, Campus Samambaia - Prédio da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac). CEP 74690-900, Goiânia, GO.

Horário de funcionamento: segundas e sextas-feiras das 8h às 18h; terças, quartas e quintas-feiras das 14h às 18h.

Entrada franca.

e-mail para contato: galeriadafav@gmail.com