ERSI

Fóruns discutem área de Computação

Evento

: Centro de Aulas das Engenharias da UFG, Câmpus Colemar Natal e Silva

: 16 a 18 de Novembro 2017

A 5ª Edição da Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2017) é um evento promovido pelo Instituto de Informática da UFG, IFGoiano e IFG. A ERI-GO 2017 será realizada em conjunto com a Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO) e com o Fórum Goiano de Software Livre (FGSL), contribuindo assim para uma maior integração entre a comunidade goiana de pesquisadores e discussão de temas relevantes nas áreas de Informática em geral, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários. Esta edição do ERI-GO tem como objetivos: (a) estimular ações de pesquisa, mercado de trabalho, ensino e extensão sobre informática em geral nas instituições de ensino superior e técnico, como também centros de pesquisa no Estado de Goiás, baseado em trilhas dos principais cursos de Informática em Goiás, no Brasil e no mundo de acordo com ACM (Association for Computing Machinery), por exemplo, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Engenharia e afins; (b) tornar público os projetos de SL desenvolvidos regionalmente.

Além das sessões técnico-científicas que contam com a apresentação dos artigos selecionados por um comitê técnico-científico altamente qualificado, a ERI-GO 2017 incluirá várias outras atividades conforme definido na programação. Dentre essas atividades, estão palestras, oficinas e demonstrações de tópicos atuais, como também projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico desenvolvidos aqui no estado de Goiás.

A Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO) é um evento técnico-científico, cujo objetivo principal é reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de Sistemas de Informação para promover discussões acerca dos temas centrais de SI, envolvendo aspectos educacionais, tecnológicos e organizacionais. A ERSI-GO  traz como tema a tríade "ciência, tecnologia e mercado". O tema deste ano busca aprofundar as discussões sobre o papel dos profissionais de Sistemas de Informação na sociedade, bem como a importância de haver cooperação entre a academia e o mercado de trabalho.

A programação da I ERSI-GO contará com diversas atividades que se destacam pelo seu alto nível técnico-científico e que cobrem diferentes aspectos, incluindo palestras com especialistas convidados, representantes da academia, indústria e governo, sessões dirigidas para produção intelectual, minicursos de diversas áreas e feira das profissões. A feira das profissões busca apresentar oportunidades aos alunos e fazer com que os mesmos conheçam de perto o que vão fazer depois de formados, enquanto que  as empresas expositoras apresentarão quais são os perfis ideais dos profissionais de sistemas de informação que elas procuram, o que também permite que a universidade se mantenha atualizada em relação às mudanças do mercado de Tecnologia de Informação.

A ERI-GO 2017 e a ERSI-GO 2017 ocorrerão nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2017, no Centro de Aulas das Engenharias da UFG, Campus 1, em Goiânia-GO.

Mais informações no site do ERSI.

Mais informações no site do ERI.