Semana na África 2016

Áfricas Ocultas é tema de Semana da África 2016

Evento

: Auditório da Biblioteca Central

: 30 de Maio 2016 a 04 de Junho 2016

Começa nesta segunda-feira (30) a Semana da África 2016, um evento organizado por estudantes africanos residentes no estado de Goiás, com o apoio do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades da UFG (LaGENTE-UFG). O evento tem como principal objetivo, desconstruir a noção de que África é um país, e não um continente, e apresentar o continente como um todo e não somente pelas suas precariedades e belezas naturais. Criada em 2009, pela iniciativa dos estudantes africanos, a Semana da África ocorre anualmente na UFG em celebração ao Dia da África, 25 de Maio, e tem se consolidado como um espaço de esclarecimento sobre o continente. 

A programação da Semana da África é composta por mesas-redondas, roda de conversa, oficinas, campeonato de futebol e atividades culturais. Todo ano um tema é escolhido para ser abordado ao longo da semana e os palestrantes convidados são professores, estudantes ou pesquisadores que atuam nas áreas de conhecimento do assunto. A Semana conta com oficinas de trança e dança onde os participantes aprendem técnicas de penteado e diversos ritmos de dança da cultural africana. Durante a Semana, também ocorre a Copa Africana, um campeonato "mata-mata" de futsal que tem se tornado bastante competitivo. A semana é encerrada com a realização da Festa Africana, com atrações, comidas e bebidas típicas de alguns países africanos. 

O evento é totalmente gratuito, exceto a festa, e aberto para toda a comunidade do estado de Goiás e arredores.  ​Os participantes que desejarem receber certificado devem se inscrever no site.

Confira a programação detalhada.

Semana da África 02