Concertos

Concertos UFG abre temporada 2016

: Centro Cultural UFG

: 17 aprile 2016 alle 11:00

No concerto, que abre a Temporada 2016 da Série Concertos UFG, apresenta o duo formado pelo barítono uruguaio Alfonso Mujica e pela pianista brasileira Ana Flávia Frazão.

Concertos

Alfonso Mujica graduou-se sob a orientação da soprano Beatriz Pazos  na Escola Nacional de Arte Lírica de Montevideo. Apoiado por bolsa de estudo do Fundo Nacional de Música, estudou repertório de câmara com Guillermo Oppitz em Buenos Aires. Foi premiado no Concurso Nacional “Luis Troccoli”, no Uruguai e também no 50ª Concurso de Juventudes Musicais do Uruguai. Fez estreias importantes no Teatro de Sodré em Montevideu cantando, por exemplo, o papel principal de "O filosofo do campo" (Gallupi), os papéis do Conde de Almaviva, em "Le Nozze di Figaro" (Mozart), Eneas, em "Dido and Eneas" (Purcell), Ping, em “Turandot” (Puccini), além de ter cantado, para o Teatro Solis, o Fiorello do "Il Barbiere di Siviglia" (Rossini) e Silvio em "I Pagliacci" (Leoncavallo). Especializou-se em repertório de Câmara, gênero o qual tem-se apresentado em vários  recitais com acompanhamento de piano ou violão, tanto no Uruguai quanto no exterior, escolhendo obras de diversos compositores e estilos, tendo sido aclamado pela crítica. Ao longo de sua carreira foi dirigido pelos maestros Antonio Russo, Reynaldo Censabella, Carlos Vieu, Nicolás Rauss, Dietrich Paredes, Ignacio García Vidal, Pilar Vañó, Martin Jorge, Rani Calderón, Dorón Salomon, Karl Martin, Victor Hugo Toro e Stefan Lano, entre outros.

Ana Flávia Frazão iniciou seus estudos de piano com a professora Ivana Carneiro e os concluiu na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás na classe da Professora Consuelo Quireze. Paralelamente teve durante muitos anos a colaboração importante do pianista e professor Luiz Medalha. Prosseguiu sua trajetória musical na Alemanha onde permaneceu de 1994 a 2002. Foi aluna da Escola Superior de Música de Karlsruhe onde obteve, com nota máxima, o Konzertexamen na categoria Piano-Música de Câmera. Neste período teve as orientações dos professores Werner Genuit e Michael Uhde. Em 2001 obteve o 1º lugar na “Série de Concertos da Sala Barroca” em Kyoto – Japão com o Trio Augarten. Tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades brasileiras sempre com grande êxito de público e crítica. Realizou diversas gravações para as rádios alemãs e em 2004 lançou na Europa seu primeiro CD com o contrabaixista Milton Masciadri. Em 2012 gravou toda a obra de Villa-Lobos para violino e piano com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger, lançado na Europa pelo selo Telos e em 2015 CD e DVD com obras de compositores franceses e brasileiros. Ana Flávia é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e diretora artística dos projetos “Concertos na Cidade”, “Concertos  UFG” e "Simpósio Internacional da Performance".