Antropocine Logo 02

Projeto Antropocine exibe o filme "Jaguar"

Evento

: Cine UFG – Câmpus Samambaia

: 04 de Novembro 2015

Nesta quarta-feira, 4 de novembro, às 17h30 no CineUFG será realizada a segunda edição do Projeto Antropocine. Na ocasião, será exibido gratuitamente o filme “Jaguar” (1967), produção do cineasta e etnólogo francês Jean Rouch. Após o filme, haverá debate com o professor da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG, Samuel de Jesus, também responsável pela curadoria desta edição.

Os participantes receberão certificado.         

O Antropocine é realizado quinzenalmente e é aberto a toda a comunidade acadêmica e extra-acadêmica.   


 “Jaguar”, uma nova realidade em película

Quando iniciou as filmagens em 1954, o objetivo de Jean Rouch era estudar a migração dos jovens que saíam do Níger para procurar trabalho, além de aventura e fortuna, na Costa do Ouro, atual Gana. Rouch, no entanto, descobriria as dificuldades em documentar migrações. Dessa forma, optou pela filmagem de ficção. Não havia “argumento”: o cineasta simplesmente escolheu os imigrantes que acompanharia e os acompanhou por um ano, registrando um diário de viagem quase todo sem som. Depois, em estúdio, pediu-lhes que comentassem o que se passava na tela – e os personagens revelaram um fantástico poder de improvisação. Nascia então uma nova realidade em película, com recursos que confundiam as fronteiras entre documentário e ficção.  

Antropocine

O Antropocine é um projeto de extensão, vinculado Programa de pós-graduação em Antropologia Social da UFG (PPGAS/UFG) e coordenado pelo professor e antropólogo Carlos Eduardo Henning que visa abrir espaço junto à sociedade, a partir do cinema, para a problematização de desafios antropológicos atuais, com novas perspectivas sobre o mundo. Entre os temas envolvidos encontram-se questões indígenas, relações raciais e racismo, machismo, homofobia e violências de gênero, entre outros.