Cristina Canale

: Centro Cultural UFG

: 13 de Novembro 2014 a 20 de Dezembro 2014

Exposição apresenta o conjunto de 54 obras recentemente incorporadas ao acervo

O Centro Cultural UFG (CCUFG) inaugura no dia 13 de novembro, às 20 h, a exposição “Adensamento e expansão: arte contemporânea acervo CCUFG”. A mostra ficará em cartaz até 20 de dezembro de 2014, e, após o período de férias, reabrirá entre os dias 10 e 31 de março de 2015.
Com curadoria assinada por  Carlos Sena Passos, diretor do CCUFG, a exposição apresenta o conjunto de 54 obras recentemente incorporadas ao seu acervo; reúne produções em desenho, pintura, serigrafia, objeto, escultura, instalação, colagem e vídeo, executadas por 19 artistas e 2 coletivos, provenientes Brasília, Curitiba, Goiânia, Palmas, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, e de outros países: Alemanha, Canadá, Cuba e Estados Unidos.  Por meio da exposição é exibido ao público o resultado dos processos de adensamento e de expansão vivenciados pelo programa de formação do acervo, prioridade do Núcleo de Artes Visuais do CCUFG.

A ideia de adensamento advém tanto da importância dos artistas quanto da alta qualidade das obras reunidas: nomes capitais para a arte brasileira contemporânea são inseridos pela primeira vez numa coleção pública goiana; artistas de relevância histórica para o desenvolvimento da arte contemporânea em Goiás são apresentados com obras de elevada significação em suas carreiras; artistas brasileiros e internacionais, jovens promissores ou experientes e consagrados, que passaram por Goiânia e que de diferentes formas contribuíram para verticalizar os debates artísticos, incluindo as doações de obras ao CCUFG. O conjunto mostra obras importantes nas trajetórias dos artistas e expressivas de seus processos criadores.
A ideia de expansão surge do próprio crescimento do número de peças acervadas. O programa de formação do acervo do CCUFG opera no sentido de incorporar mais artistas, de preencher lacunas históricas, de ampliar a representação das linguagens e as fases poéticas dos artistas, de dilatar o repertório de categorias artísticas, de estabelecer diálogos entre produções de diferentes territórios, de fortalecer a representação da arte contemporânea de Goiás, do Brasil e do exterior, e de acompanhar as constantes alterações da arte hodierna.

A mostra reúne trabalhos dos artistas: Angelo Venosa (RJ), Almandrade (BA), Camila Soato (DF/SP), Carpio de Morais (DF), Chantal duPont (Montreal, Canadá), Cristina Canale (Berlim, Alemanha), Daniel Senise (RJ), Eliane Prolik (PR), Enauro de Castro (GO), Fernando Costa Filho (GO), Gê Orthof (DF), Jaime Bennati (Westerville, EUA), Leda Catunda (SP), Marina Boaventura (TO), Raquel Nava (DF), Rodrigo Godá (GO), Ruslán Torres (Habana, Cuba), Valéria Pena-Costa (DF), Virgílio Neto (DF); e dos coletivos Corpos Informáticos (DF) e Grupo Empreza (GO).

Convite

Convite 2