Weby shortcut

Reitoria

Atualizado em 09/05/19 10:47.

Confira o organograma da Reitoria e pró-reitorias da UFG

 

O reitor, entre outras atribuições, administra e representa a universidade, nomeia os pró-reitores, convoca e preside as Assembleias Universitárias e o Conselho de Integração Universidade-Sociedade.
O mandato do reitor é de quatro anos, sendo permitida uma única recondução ao mesmo cargo. Os candidatos à Reitoria integram a lista tríplice organizada pelo colegiado máximo da universidade, instituído especificamente para este fim, em votação uninominal. Da consulta prévia à comunidade universitária, também em votação uninominal e com peso de setenta por cento para a manifestação do pessoal docente em relação a das demais categorias, sai a indicação de uma chapa da lista tríplice, que é encaminhada ao Presidente da República para nomeação (Lei n. 9.192 de 21 de dezembro de 1995). 

O vice-reitor, além de coordenador e superintendente das atividades da Vice-Reitoria, substitui o reitor em caso de falta ou impedimento e o representa quando designado. 

reitor 

Reitor da Universidade Federal de Goiás
Edward Madureira Brasil

Telefone: (62) 3521-1063/ 3521-1146
Fax: (62) 3521-1200

 Sandramara

Vice-Reitora da Universidade Federal de Goiás
Sandramara Matias Chaves 

Telefone: (62) 3521-1063/ 3521-1146
Fax: (62) 3521-1200

Equipe do Gabinete da Reitoria

Galeria de ex-reitores

 

Pró-reitoria de Graduação 

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é um órgão integrante da administração central da UFG e tem como atribuições supervisionar e coordenar as atividades de ensino da graduação, no âmbito das Unidades Acadêmicas e Unidades Acadêmicas Especiais, promovendo as condições necessárias à consecução dos objetivos da UFG nesta área.

Esta Pró-Reitoria é estruturada em seis Coordenações:

  • Coordenação de Estágio;
  • Coordenação de Currículo e Avaliação;
  • Coordenação de Licenciatura e Educação Básica;
  • Coordenação de Programas e Projetos;
  • Coordenação de Inclusão e Permanência;
  • Coordenação de Apoio Técnico à Graduação (CATG).

 

O Centro de Gestão Acadêmica (CGA) e o Núcleo de Acessibilidade são órgãos ligados à Prograd e o Centro de Seleção encontra-se vinculado ao Gabinete da Reitoria, sob supervisão da Prograd.

UFG_1269_1.JPG

Pró-Reitoria de Graduação - Prograd

Jaqueline Araujo Civardi

Telefone: (62) 3521-1070

 

Pró-reitoria de Pós-graduação

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) é responsável pela formulação e gestão da política de pós-graduação da UFG. Suas principais missões são:

  • Consolidar, implantar e avaliar uma política de Cursos de Pós-Graduação lato sensu;
  • Qualificar e expandir os Cursos de Mestrado e de Doutorado;
  • Buscar a ampliação e otimização das bolsas de estudos para alunos dos Cursos de Mestrado e de Doutorado;
  • Expandir o contingente de professores portadores de título de Mestre e/ou de Doutor;
  • Efetivar uma política de qualificação, em nível de pós-graduação, para funcionários técnico-administrativos;
  • Estreitar e fortalecer a relação entre a pós-graduação e a graduação;
  • Incentivar mecanismos de acompanhamento e avaliação da pós-graduação;
  • Buscar a ampliação de recursos financeiros materiais e humanos para os Programas de Pós-Graduação.
laerte

Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG 

Laerte Guimarães Ferreira Júnior

Telefone: (62) 3521-1163

 

Pró-reitoria de Pequisa e Inovação 

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) é responsável pela política institucional de pesquisa e inovação da UFG executa ações que objetivam:

  •   Ampliar a produção científica qualificada, garantindo a estreita relação com a pós-graduação por meio de ações integradas e valorizando a produção científica e tecnológica qualificada dos docentes da UFG.
  •   Estimular o aumento da demanda bruta e qualificada em editais de fomento, visando à ampliação dos recursos financeiros para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
  •   Divulgar e incentivar a participação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, visando aumentar a demanda de docentes e discentes em resposta aos editais internos e externos e, consequentemente o número de bolsas da UFG.
  •   Ampliar parcerias internacionais e consolidar as já existentes, visando à expansão das atividades de cooperação e a maior inserção no cenário científico e tecnológico mundial.
  •   Promover a participação dos grupos de pesquisadores em editais institucionais voltados ao atendimento da infraestrutura necessária para pesquisa na UFG, visando manter e ampliar laboratórios multiusuários.
  •   Dar maior visibilidade e divulgação das atividades de pesquisa e inovação, induzindo a apropriação pela sociedade do conhecimento científico e tecnológico produzido na UFG.
  •   Consolidar as boas práticas de pesquisa, garantindo, assim, a conduta responsável e ética esperada dos envolvidos com a produção do conhecimento na UFG.
  •   Difundir a cultura da inovação e do empreendedorismo, visando a ampliação das ações da comunidade acadêmica em prol do desenvolvimento, transferência e adoção de novas tecnologias pela sociedade.
  •   Auxiliar pesquisadores e inventores a protegerem e transferirem tecnologias.
  •   Estruturar os Parques Tecnológicos da UFG, visando a criação de um ambiente favorável para a disseminação da inovação e do empreendedorismo, bem como a interação entre os setores públicos, universidades e empresas com vistas ao desenvolvimento sustentável da região.
  •   Consolidar a área de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia na UFG, visando a aproximação da UFG com a sociedade e a ampliação de sua colaboração para a geração de emprego, renda, inclusão social, sustentabilidade e qualidade de vida.
jesiel freitas

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PRPI 

Jesiel Freitas Carvalho

Telefone: (62) 3521-1155

 

Pró-reitoria de Extensão e Cultura

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) visa promover, coordenar, fortalecer e divulgar as ações de extensão e cultura desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás integradas à pesquisa, ensino e inovação de forma a aproximar instituição e sociedade em consonância aos seguintes pilares:

  • articular ensino e pesquisa, com o objetivo de buscar soluções para os problemas e anseios da população;
  • coordenar as atividades realizadas pela UFG junto à sociedade;
  • apoiar e consolidar as produções culturais e artísticas dos acadêmicos e também da comunidade externa à UFG.

As ações de extensão e cultura têm como princípio a interação com a sociedade, promovendo processos educativos, culturais e científicos, que articulada ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, viabilizam a relação transformadora e integradora entre a Universidade e a Sociedade, num caminho de mão-dupla. A extensão contribui para a qualidade da pesquisa e do ensino, uma vez que aproxima o pesquisador dos problemas a serem abordados e possibilita ao aluno uma melhor formação como cidadão e como sujeito ator de desenvolvimento.

Se de fato houver integração entre ensino, pesquisa e extensão, a divulgação e a apropriação do conhecimento científico pela sociedade acontecem como consequência do processo de integração entre a Universidade e a Sociedade.

As ações de extensão são realizadas na UFG por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, onde, as Unidades e Órgãos tem autonomia para aprovar suas ações.

As ações a serem desenvolvidas na área cultural devem valorizar e difundir as diversas manifestações culturais existentes na sociedade, além de fomentar novas demandas e espaços de cultura e inovação.

Portanto, a cultura é entendida, no seu sentido mais amplo, como o conjunto de práticas e valores que orientam a conduta e as ações dos sujeitos e deve representar uma alavanca de desenvolvimento individual e social.

lucilene sousa

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Proec

Lucilene Maria de Sousa 

Telefone: (62) 3521-1329

 

Pró-reitoria de Administração e Finanças

A Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad) tem como principais atribuições aquelas vinculadas ao planejamento e à execução orçamentária e financeira da instituição. Além dessa missão, a sua atuação abrange também outras áreas essenciais ao funcionamento da universidade tais como serviços de: transportes, documentação e arquivo, contratos e convênios, manutenção de equipamentos, aquisição de materiais e equipamentos, orientação sobre elaboração de projetos, dentre outros. Esses serviços fornecem o necessário suporte às atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão da UFG.

robson geraldine

Pró-Reitoria de Administração e Finanças - Proad

Robson Maia Geraldine

 Telefone: (62) 3521-1054

 

Pró-reitoria de Gestão de Pessoas

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) é responsável pelo planejamento, execução e avaliação das ações de administração e desenvolvimento dos colaboradores da Universidade Federal de Goiás - UFG, o que inclui os profissionais docentes, técnico-administrativos e terceirizados da UFG. São órgãos vinculados à Propessoas:

  • DAD - Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas

Responsável pelo acompanhamento na carreira, desde o ingresso até a aposentadoria na UFG, bem como pelo desenvolvimento de pessoas, a partir da ampliação e melhoria de seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

  • DAP - Diretoria de Administração de Pessoas

Responsável pelos atos administrativos que operacionalizam ingresso, progressão funcional e vacância dos servidores.

  • DASS - Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor

Responsável pela atenção à saúde do servidor (perícia médica oficial, medicina do trabalho, promoção e prevenção de saúde e promoção da qualidade de vida no trabalho).

  • DFP - Diretoria Financeira de Pessoas

Responsável pela gestão financeira da folha de pagamento da Universidade Federal de Goiás - UFG.

  • DPM - Diretoria de Provimento e movimentação de Pessoas

Responsável pelo controle de vagas, execução e coordenação das demandas administrativas concernentes ao provimento e à movimentação dos servidores docentes e técnico-administrativos da UFG.

 

everton

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - Pró-Pessoas

Everton Wirbitzki da Silveira

 Telefone: (62) 3521-1030

 

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é o lugar de referência para o estudante universitário da UFG. No espaço encontrará apoio ao seu protagonismo no ambiente acadêmico, valorizando sua criatividade e capacidade organizativa e de representação. A PRAE tem compromisso com a permanência saudável e protegida, favorável ao sucesso acadêmico e desenvolvimento humano. 

O aluno encontrará suporte para grupos de estudos, ligas acadêmicas, participação em eventos, empresas juniores, desafios e concursos, interlocução com entidades de representação .

Possui os programas: Bolsa Permanência, Alimentação, Moradia Estudantil, Bolsa Moradia, Programa Saudavelmente e Esporte e Lazer. 

maisa silva

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - Prae

Maísa Miralva da Silva

Telefone: (62) 3209-6240

 

Secretaria de Comunicação

A Secretaria de Comunicação da UFG tem por objetivo desenvolver produtos e serviços comunicacionais no âmbito da UFG, articulando a área de comunicação da universidade. Deverá executar uma comunicação pública efetivamente dialógica, interativa, transparente e que zele pela imagem institucional da UFG.

secretario_09.png

 

Secretário: Magno Medeiros

Telefone: (62) 3521-1010

secretario_10.png

Secretária adjunta: Daiana Stasiak

Telefone: (62) 3521-1010

 

Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos

Foi proposta para implementar à Política de Segurança da UFG, que sugere uma estrutura para lidar com as questões do dia a dia da Universidade. Absorve o antigo Setor de Vigilância e vai traçar, junto com o Conselho de Segurança, as políticas de segurança e de direitos humanos, incluindo os protocolos com os órgãos de segurança.

 secretario_03.png

Secretário: Ricardo Barbosa de Lima

Telefone: (62) 3521-1063

 

Secretaria de Planejamento e Avaliação

Tem o objetivo de consolidar a cultura de planejamento na Universidade, tanto com relação ao desenvolvimento das atividades administrativas, acadêmicas como a execução do orçamento e demais atividades. A intenção é fazer do planejamento uma fonte de informações que se materialize em um instrumento para a tomada de decisão na Instituição.

secretario_08.png

Secretário: Vicente Ferreira

Telefone: (62) 3521-1063

 

Secretaria de Tecnologia e Informação

Incorpora o Cercomp, a Divisão de Telecomunicações e o Cidarq. O objetivo, além de melhor planejar o desenvolvimento e a implantação de sistemas, é antecipar as tendências da tecnologia de informação, trabalhando menos na resolução de problemas já estabelecidos e mais na antecipação desse tipo de problema, sempre atento aos avanços tecnológicos.

Secretário de TI Prof. Leandro Oliveira

Secretário: Leandro Luis Galdino de Oliveira

Telefone: (62) 3521-2351

 

Secretaria de Projetos Especiais

Será encarregada tanto de propor quanto de prospectar grandes projetos de interesse da sociedade. Prevê articulação com outras esferas governamentais, empresas, organizações do terceiro setor, no sentido de apresentar a Universidade como um agente que pode contribuir no desenvolvimento desses projetos.

secretario_02.png

Secretário: Manoel Chaves

Telefone: (62) 3521-1869

 

Secretaria de Infraestrutura

Substitui o atual Cegef, que acabou absorvendo atribuições de setores diversos que geram acúmulo de atividades. Será responsável, basicamente, pelos projetos de infraestrutura, manutenção e conservação, dando mais agilidade à área.

secretario_11.png

Secretário: Marco Antônio Oliveira

Telefone: (62) 3209-6309

 

Gabinete

 secretario_05.png

Chefe de Gabinete: Leonardo Barra Santana de Souza

Telefone: (62) 3521-1063

 secretario_06.png

Chefe de Gabinete Adjunto: Leandro Pinho

Telefone: (62) 3521-1063

secretario_07.png

Coordenador de Assuntos Institucionais da Reitoria: Tasso Leite

Telefone: (62) 3521-1063

secretario_04.png

Coordenador de Assuntos Administrativos da Reitoria: Eriberto Francisco Bevilaqua Marin

Telefone: (62) 3521-1063