Reino Unido

Apresentação UFG

Atualizado em 10/01/19 16:44.

A UFG é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, que objetiva produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com a transformação e o desenvolvimento
da sociedade. Ao longo dos seus 57 anos de história, a UFG diversificou e ampliou sua atuação e hoje possui mais de 150 cursos e 28 mil estudantes de graduação, distribuídos em quatro regionais e respectivos Câmpus: Regional Catalão; Regional Goiânia – Câmpus Aparecida de Goiânia, Câmpus Colemar Natal e Silva (Praça Universitária) e Câmpus Samambaia; Regional Goiás; e Regional Jataí – Câmpus Jatobá (Cidade Universitária) e Câmpus Riachuelo.

A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 156 cursos de graduação e mais de 7 mil vagas disponíveis por ano na graduação, a universidade conta com mais de 28 mil estudantes presentes nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiás e Jataí. Nos próximos meses às regionais Jataí e Catalão se desvincularão da Universidade Federal de Goiás, originando mais duas universidades no Estado de Goiás: a Universidade Federal de Jataí e a Universidade Federal de Catalão. Além da graduação, a UFG oferece 78 cursos de pós-graduação stricto sensu entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais, com mais de 4.200 alunos.

Algo fundamental a saber: a UFG é uma Universidade pública, laica e gratuita. O que isso quer dizer? Que ela pertence a todos, independentemente de crença religiosa, classe social, orientação sexual, raça/cor, filiação ideológico/partidária ou qualquer outra especificidade. Também quer dizer que ela é mantida por fundos públicos federais, ou seja, oriundos dos impostos pagos por todos nós.

E mais: a UFG é um lugar onde o respeito à diversidade sociocultural e a liberdade de expressão são valores centrais, resguardados pelo Estatuto da Universidade, que assegura o respeito a todos e ao pluralismo de ideias, sem discriminação de qualquer natureza.

Vídeo Institucional da UFG.

Nossa UFG quem somos.png