Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Accumbes

Série documental aborda tema drogas de forma diferente

Por Angélica Queiroz. Criada em 01/09/17 15:08. Atualizada em 11/09/17 16:51.

Curtas focam nas consequências de se perder o controle do uso e não apenas na proibição

Accumbens

Texto: Angélica Queiroz

Segundo a ONU, quase 30 milhões pessoas têm transtornos graves pelo consumo regular de drogas. Por conta disso, diversas instituições realizam campanhas de prevenção ao uso indevido dessas substâncias, sendo a maioria delas voltada a adolescentes e jovens. No entanto, mesmo com todos os esforços, o que mais contribui para esse número ainda é a falta de informação. Atenta a essa realidade, a Universidade Federal de Goiás (UFG) produziu uma série de cinco curtas-metragens com uma abordagem diferente sobre o uso abusivo de drogas. Os vídeos estão disponíveis gratuitamente na internet.

A professora do Instituto de Ciências Biológicas, idealizadora do projeto, Renata Mazaro, explica que os vídeos não estão focados apenas no lema “não use drogas”, como a maior parte dos documentários desse tipo. Segundo ela, de forma diferente, eles explicam o que é a droga, incluindo as lícitas - álcool e cigarro -, como ela age no corpo, por que ela dá prazer e, principalmente, quais são as consequências do uso e de se perder o controle, chegando à dependência. “Tem um momento muito forte com depoimento dos pais de um jovem morto no tráfico”, destacou.

O projeto denominado Accumbens – entre o prazer e a dependência já foi apresentado para alunos do 6º ao 9º ano do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG. Para Renata Mazaro, as produções abrem caminhos para a discussão sobre abuso de drogas na escola. Ela destaca também o diferencial da trilha sonora dos filmes, personalizada pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG: “É um trabalho construído por diversas mãos e mentes”. Os vídeos foram produzidos em parceira com o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e do Ministério da Educação.

Os vídeos estão disponibilizados pelo link do YouTube do grupo PETBiologia ICB.

 

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Releases Última Hora

Listar Todas Voltar