Nota de falecimento

Juan Barrio, diretor do Planetário da UFG

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 06/08/17 16:41. Atualizada em 06/08/17 20:12.

Velório será a partir das 7h30 desta segunda-feira (7/8), no cemitério Jardim das Palmeiras; professor trabalhava na UFG desde 1991

A Universidade Federal de Goiás (UFG) informa, com imenso pesar, que faleceu neste domingo (6/8) o professor Juan Bernardino Marques Barrio, diretor do Planetário da UFG. O professor estava internado desde o início da semana passada com quadro de infecção. O momento é de extrema tristeza e dor, em que toda a comunidade da UFG se solidariza com familiares e amigos. O velório será realizado a partir das 7h30 desta segunda-feira (7/8), no cemitério Jardim das Palmeiras.

Juan Barrio era professor da UFG desde 1991, tendo atuado no curso de Geografia e na Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Físico e Astrofísico, trabalhou incansavelmente na difusão da ciência, fazendo do Planetário da UFG referência no país. No início deste ano, passou a presidir a Associação Brasileira de Planetários (ABP), tendo sido o primeiro da região Centro-Oeste a ocupar o cargo. Na última semana, a UFG sediou o X Encontro da Associação de Planetários da América do Sul.

Em outubro de 2015, quando o Planetário da UFG completou 45 anos, o professor Juan Barrio foi entrevistado pelo Jornal UFG, quando falou da sua paixão pelo trabalho. "O Planetário é uma constante fantasia, um sonho. É uma utopia. Não vou chegar no pote de ouro no final do arco-íris nunca, mas eu quero caminhar para lá. No nível coletivo, quero dar às pessoas o que acho fantástico, o que me faz feliz".

Juan Barrio

Fonte : Ascom/UFG