Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Posse FD capa

Posse de nova diretoria é marco histórico na Faculdade de Direito

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 01/08/17 22:30. Atualizada em 02/08/17 11:25.

Bartira Macedo de Miranda Santos e Saulo de Oliveira Pinto Coelho estarão à frente da unidade nos próximos quatro anos

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

"Sou a primeira mulher a dirigir esta casa, mas esse não é o único significado social e político. Sou também a primeira mulher negra, nordestina e comunista a dirigir esta casa". O discurso emocionado e contundente, que marca um momento histórico na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FD/UFG), foi feito pela nova diretora da unidade, professora Bartira Macedo de Miranda Santos, que tomou posse nesta terça-feira (1/8), junto ao vice-diretor, professor Saulo de Oliveira Pinto Coelho, em cerimônia realizada no Salão Nobre da FD. O mandato da nova diretoria é de quatro anos.

Bartira também fez uma menção especial ao corpo docente, incluindo os professores aposentados, aos servidores e aos estudantes da unidade – estes últimos, segundo a professora, os grandes motivadores de sua candidatura à direção. A nova diretora lembrou das conquistas mais recentes, como a reserva de vagas nos cursos de graduação, e dos desafios a serem enfrentados diante de um momento político conturbado e um cenário de cortes orçamentários.

Em seu discurso, Bartira cobrou dos estudantes uma postura de enfrentamento às desigualdades e às injustiças de uma sociedade patriarcal e capitalista. "Esse Direito já não nos serve mais. Espero que os alunos, especialmente os cotistas, que serão os juristas do século XXI, não se contentem com esse ponto de vista como se fosse o único e o correto. Precisamos construir um outro Direito, que leve em consideração as contradições e conflitos de classe, que esteja comprometido com os ideais democráticos e republicanos, com os direitos humanos e orientado para a implementação daqueles objetivos que a Constituição Federal nos fala".

Aos professores, a nova diretora da FD falou da necessidade de se aproximar da sociedade, aprendendo a se comunicar com o povo. "Não podemos ser juristas encastelados em uma torre de marfim ou em nossas torres teóricas. Temos que aprender a dialogar com a sociedade. Nessa tarefa, nosso embate muitas vezes não será com o conhecimento, mas com a própria ignorância que a cada dia ganha mais espaço na mídia e nas redes sociais", ponderou.

Posse FD

Em discurso emocionado, Bartira fez questão de agradecer ao apoio de professores, servidores e estudantes

Compromisso
O novo vice-diretor da FD também manifestou seu compromisso diante do mandato. Tendo iniciado a carreira de professor universitário aos 23 anos, Saulo afirmou sempre se orientar pelo esforço profissional no caminho da excelência. O professor destacou o empenho dos ex-diretores – os professores Pedro Sérgio dos Santos e Sílzia Alves Pietrobom – e do apoio institucional. "A UFG acolhe cada um de nós com o olhar aberto às possibilidades", ressaltou.

Com destacada atuação na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas, Saulo garantiu que estará empenhado na busca por mais conquistas no ensino, pesquisa e extensão realizados na FD, pautadas no mérito intelectual e científico e na consciência social. Entre as metas da nova direção está a criação do primeiro doutorado em Direito do estado de Goiás.

Posse FD

Vice-diretor da FD, Saulo de Oliveira, vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, e diretora da FD, Bartira Macedo

Encerrando sua gestão da FD, o agora ex-diretor Pedro Sérgio prestou homenagens à equipe que o acompanhou nos últimos quatro anos, com destaque para o esforço coletivo que fez com que o curso de Direito da UFG alcançasse nota cinco na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O professor também citou os avanços na pós-graduação lato e strictu sensu. "Busquei uma orientação de gestão que minimamente se aproximasse daquilo que é essencial ao órgão público: servir", disse Pedro Ségio.

Dando as boas-vindas à nova direção, o vice-reitor Manoel Chaves ressaltou a importância da FD não só para a formação profissional, mas para a constituição do pensamento jurídico e social no estado. Ainda que o cenário político e econômico não seja favorável às universidades públicas brasileiras, Manoel afirmou que, com planejamento e comprometimento, é possível continuar garantindo atividades de ensino, pesquisa e extensão de qualidade.

Posse FD

Bartira foi homenageada pelo ex-diretor da Faculdade de Direito, professor Pedro Ségio dos Santos

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última Hora Posse

Listar Todas Voltar