Visita prefeito capa

Prefeito de Goiânia visita Parque Tecnológico da UFG

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 25/07/17 11:59. Atualizada em 25/07/17 12:03.

Parceria com a administração municipal é importante para garantir a infraestrutura do Parque

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, visitou na manhã desta terça-feira (25/7) o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), que integra o Parque Tecnológico Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O prefeito e os secretários de Planejamento Urbano e Habitação, Agenor Mariano, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fernando Cozzetti, foram recebidos pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, e a equipe gestora da Universidade.

Além das instalações do CRTI, composta por laboratórios e equipamentos de última geração, o prefeito conheceu a proposta completa do Parque Tecnológico, a ser construído em uma área de 18 hectares. O local abrigará empresas de base tecnológica em fase inicial, de incubação ou já consolidadas, além de laboratórios e centros de pesquisa da UFG e de outras instituições, para a prestação de serviços tecnológicos altamente especializados e realização de pesquisas aplicadas.

O reitor da UFG destacou a importância da obra para o ensino e a pesquisa realizados tanto dentro da Universidade quanto nas empresas que podem vir a se instalar no Parque, resultando em benefícios para toda a sociedade. Para isso, a parceria com a prefeitura de Goiânia é de grande importância, sobretudo para garantir a infraestrutura urbana no local, como a construção de vias e instalação das redes elétrica, hidráulica e de saneamento.

Impressionado com a estrutura já em pleno funcionamento no CRTI e com as potencialidades do Parque Tecnológico Samambaia, o prefeito Iris Rezende se comprometeu a analisar as demandas prioritárias e determinou que o secretário de Infraestrutura faça uma nova visita para levantar as necessidades de forma mais detalhada. "Não tinha ideia de toda essa estrutura tecnológica e científica. Vamos fazer um levantamento mais específico sobre as necessidades e podemos partir para o que for mais urgente", declarou.

Visita prefeito

Prefeito Iris Rezende conheceu o projeto do Parque Tecnológico e se comprometeu a avaliar as demandas da UFG

Ecossistema de inovação
O segundo prédio do Parque Tecnológico Samambaia encontra-se em estágio avançado de construção. Trata-se do Centro Tecnológico, que vai abrigar a nova unidade do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG, que desenvolve atividades de apoio a criação de novas empresas por meio de incubação e promove ações de educação empreendedora e de promoção da cultura do empreendedorismo.

O Brasil possui 94 parques tecnológicos em funcionamento ou implantação. O Parque Tecnológico Samambaia é o único de Goiás. A área do Parque que será destinada às empresas de base tecnológica terão como foco os segmentos de fármacos, biotecnologia, energias renováveis, alimentos e tecnologias da informação e comunicação. O objetivo é transformá-lo em um local de irradiação do sistema de inovação na região Norte de Goiânia.

Visita prefeito

Detalhes do projeto foram apresentados pelo coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica, Cândido Borges

Visita prefeito

Prefeito Iris Rezende e secretários foram recebidos pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, e equipe gestora