Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Visita prefeito capa

Prefeito de Goiânia visita Parque Tecnológico da UFG

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 25/07/17 11:59. Atualizada em 25/07/17 12:03.

Parceria com a administração municipal é importante para garantir a infraestrutura do Parque

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, visitou na manhã desta terça-feira (25/7) o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), que integra o Parque Tecnológico Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O prefeito e os secretários de Planejamento Urbano e Habitação, Agenor Mariano, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fernando Cozzetti, foram recebidos pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, e a equipe gestora da Universidade.

Além das instalações do CRTI, composta por laboratórios e equipamentos de última geração, o prefeito conheceu a proposta completa do Parque Tecnológico, a ser construído em uma área de 18 hectares. O local abrigará empresas de base tecnológica em fase inicial, de incubação ou já consolidadas, além de laboratórios e centros de pesquisa da UFG e de outras instituições, para a prestação de serviços tecnológicos altamente especializados e realização de pesquisas aplicadas.

O reitor da UFG destacou a importância da obra para o ensino e a pesquisa realizados tanto dentro da Universidade quanto nas empresas que podem vir a se instalar no Parque, resultando em benefícios para toda a sociedade. Para isso, a parceria com a prefeitura de Goiânia é de grande importância, sobretudo para garantir a infraestrutura urbana no local, como a construção de vias e instalação das redes elétrica, hidráulica e de saneamento.

Impressionado com a estrutura já em pleno funcionamento no CRTI e com as potencialidades do Parque Tecnológico Samambaia, o prefeito Iris Rezende se comprometeu a analisar as demandas prioritárias e determinou que o secretário de Infraestrutura faça uma nova visita para levantar as necessidades de forma mais detalhada. "Não tinha ideia de toda essa estrutura tecnológica e científica. Vamos fazer um levantamento mais específico sobre as necessidades e podemos partir para o que for mais urgente", declarou.

Visita prefeito

Prefeito Iris Rezende conheceu o projeto do Parque Tecnológico e se comprometeu a avaliar as demandas da UFG

Ecossistema de inovação
O segundo prédio do Parque Tecnológico Samambaia encontra-se em estágio avançado de construção. Trata-se do Centro Tecnológico, que vai abrigar a nova unidade do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG, que desenvolve atividades de apoio a criação de novas empresas por meio de incubação e promove ações de educação empreendedora e de promoção da cultura do empreendedorismo.

O Brasil possui 94 parques tecnológicos em funcionamento ou implantação. O Parque Tecnológico Samambaia é o único de Goiás. A área do Parque que será destinada às empresas de base tecnológica terão como foco os segmentos de fármacos, biotecnologia, energias renováveis, alimentos e tecnologias da informação e comunicação. O objetivo é transformá-lo em um local de irradiação do sistema de inovação na região Norte de Goiânia.

Visita prefeito

Detalhes do projeto foram apresentados pelo coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica, Cândido Borges

Visita prefeito

Prefeito Iris Rezende e secretários foram recebidos pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, e equipe gestora

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última Hora CRTI Parque Tecnológico

Listar Todas Voltar