Funasa julho 2017

Reitor participa de reunião na Fundação Nacional de Saúde

Por Kharen Stecca. Criada em 15/07/17 10:07. Atualizada em 18/07/17 08:07.

Intenção é estabelecer convênio entre as duas instituições

O Reitor da UFG, Orlando Amaral participou no dia 12 de julho de uma reunião na Sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Brasília a Coordenadora Geral de Extensão, professora Claci Rosso para discutir a possibilidade de um convênio. Ele seria viabilizado por meio de descentralização de recursos da FUNASA para a UFG, com gestão financeira da Fundação de Apoio a Pesquisa (Funape).  A proposta tem como principais objetivos o desenvolvimento de ações de educação em saúde ambiental, o fortalecimento do processo de análise da inter-relação entre condições sanitárias, socioambientais e de saúde, considerando a percepção da população sobre o Aedes aegypti, o controle da qualidade da água para consumo humano, o desenvolvimento do Plano de Segurança da Água, bem como assessorar os municípios (prioritariamente de até 50 mil habitantes) na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. Também foi enfatizada pelo Presidente da FUNASA, Rodrigo Sérgio Dias, a necessidade de uma atenção diferenciada para as comunidades ribeirinhas, comunidades quilombolas de Goiás e assentamentos rurais.

Também participaram da reunião Professora Claci Fátima Weirich Rosso – Coordenadora Geral de Extensão/ Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura, Professor Paulo Scalize – Vice-diretor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental e Bruno Machado Carvalho representante da Fundação de Apoio a Pesquisa – FUNAPE/UFG, o Deputado Federal por Goiás, Alexandre Baldy de Sant’Anna Braga e seu assessor Joel Sant’anna Braga e o assessor parlamentar Humberto Alencastro. O Deputado Alexandre Baldy de Sant’Anna Braga e seu assessor Joel Sant’anna Braga manifestaram apoio a esta iniciativa e sugerem que as ações sejam coordenadas pela UFG, para o estado de Goiás e futuramente para outros estados da região Centro-Oeste brasileira.

Reunião Funasa julho 2017

Categorias : Última Hora