Reino Unido
Embaixada da China  julho 2017

Reitor da UFG visita Embaixada da China

Por Kharen Stecca. Criada em 12/07/17 17:08. Atualizada em 13/07/17 09:38.

UFG está negociando implementação do Instituto Confucius

Na tarde desta terça-feira, 11 de julho, o reitor da UFG, Orlando Amaral, visitou a Embaixada da China com o intuito de dar prosseguimento às negociações para a implementação de um Instituto Confucius na UFG. Ele reuniu-se com o Conselheiro Cultural da Embaixada, Sr. SHI Zegun. O gerente Armando Melo e Santos, do Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo do Estado de Goiás, também participou do encontro.

O primeiro passo para a instalação do IC foi dado pela assinatura do Memorando de Entendimento entre a UFG e a Universidade Hebei de Medicina Chinesa em maio passado, por ocasião da participação do professor Orlando Amaral na Missão dos Educadores Brasil-China 2017, organizada pelo Instituto Confucius da PUC-Rio, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). No início de junho, a UFG recebeu a Diretora Chinesa do Instituto Confucius da PUC-Rio, Ana Qiao, para apresentar-lhe a instituição e discutir sobre os passos seguintes.

No encontro com o Conselheiro Cultural, o reitor entregou carta original, que já tinha sido enviada por correio eletrônico, com manifestação de interesse no estabelecimento do Instituto na UFG, com o apoio do Governo do Estado de Goiás. Também foi discutida a vinda de um professor chinês no segundo semestre para dar início às aulas de mandarim pelo Centro de Línguas, enquanto as negociações sobre o instituto ocorrem.

O Instituto Confucius, criado em 2004, leva o nome do maior pensador Chinês e tem a finalidade de divulgar a língua e a cultura do País. Espalhados em 140 países há 512 Institutos Confucius e mais 1073 Confucius Classrooms nas escolas primárias. Na América Latina, em 29 países há 39 Institutos e 19 Classrooms. Entre outras coisas, o Instituto oferece cursos de língua e cultura, atividades culturais, bolsas de estudo na China, aplicação de exames de proficiência, e summer camp para conhecer a China pelos próprios olhares.

Embaixada da China e Instituto Confucius

Fonte: Ascom UFG