Bandeira EUA
Eficiência energética

Aprovado Projeto de Eficiência Energética para a UFG

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 29/06/17 10:57.

Projeto apresentado pela Celg em parceria com a UFG pode gerar economia de mais de R$ 1 milhão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento, apresentado pela Celg em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Aproximadamente R$ 9 milhões serão investidos na instalação de um sistema mais eficiente de iluminação nos Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva e na instalação de sistemas de mini-geração fotovoltaica (energia solar) para redução do consumo de energia.

De acordo com o reitor da UFG, Orlando Amaral, um dos objetivos do projeto é reduzir o consumo de energia e, consequentemente, os valores das contas de energia elétrica. Ressalta ainda a necessidade de uma mudança de atitude da comunidade em relação ao uso racional e consciente da energia elétrica. A economia prevista com os sistemas é de mais de R$ 1 milhão dentro de um ano após a instalação. Além disso, o projeto prevê a instalação de uma cultura de combate ao desperdício de energia e a inserção de disciplinas de graduação e pós-graduação suportadas pela criação de laboratórios de ensino, pesquisa e extensão.

Segundo o professor Marcelo Stehling de Castro, diretor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação (EMC) e que coordena o projeto pela UFG, a iniciativa vem ao encontro de ações propostas e desenvolvidas pelo Grupo de Gestão Energética (GGE) da Universidade.

Outros benefícios
A iniciativa permitirá o desenvolvimento de estudos e projetos básicos para os demais prédios da UFG que permitirão a ampliação das ações. Além disso, o projeto pode gerar publicações técnico-científicas que contribuam com a replicabilidade das ações de Eficiência Energética e da Geração Distribuída realizadas no projeto em outros locais da UFG.

A proposta contempla a criação de um Fórum Permanente de Gestão Energética e Energia Solar, por meio do qual será possível disseminar amplamente os resultados do projeto, auxiliando consumidores e demais órgãos do poder público das diferentes esferas a desenvolver projetos nessa área.

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : última hora