Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Doação de medula CAC

Campanha de Cadastro para doadores de medula óssea

Por Kharen Stecca. Criada em 27/06/17 10:48. Atualizada em 28/06/17 10:21.

Cadastro é feito no Hemocentro, em Goiânia

Os alunos e alunas da Turma 115 - 5º ano (9º período), da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás convidam toda a Comunidade Acadêmica e não-acadêmica a participarem da Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea em prol da aluna Karise Gonçalves Oliveira, da Turma 115 (5º período/9º período), grávida de 2 (dois) meses e diagnosticada, recentemente, com leucemia.

Karise Gonçalves Oliveira, discente do Curso de Direito e docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, foi diagnosticada com leucemia e precisa, urgentemente, de transplante de medula óssea.

O procedimento para se cadastrar como doador de medula é bem simples e, aqui em Goiânia, é feito no Hemocentro, localizado na Avenida Anhanguera, 5195 - Setor Coimbra, depois do Lago das Rosas, CEP: 74.535-010 [de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h - (62) 3201-4574]. O cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) vale para todo o país e, para tanto, é necessária apenas a coleta de 5ml de sangue (no braço). Caso haja compatibilidade com alguém que precisa, você será contatado e chamado a fazer (se for de sua vontade) a coleta da medula. O cadastro no REDOME é bem simplificado e rápido! Mas os exames de compatibilidade demoram cerca de 7 (sete) dias para ficarem pontos, não perca tempo!

            Caso decida se cadastrar como doador, é preciso (requisitos):

  1. Ter entre 18 e 55 anos de idade. Estar em bom estado de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante);
  2. Comparecer ao Hemocentro de Goiás de 2ª a 6ª feira das 7h30min às 18h, preencher o cadastro com suas informações pessoais e coletar a amostra de sangue (5ml);

Obs: Não importa o seu peso; se ingeriu bebida alcoólica nas últimas 24 horas; se é fumante; se fez alguma tatuagem no último ano e/ou se é homossexual.

O sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar características genéticas que podem influenciar no transplante. O tipo de HLA será incluído no cadastro. 

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes, que precisam de transplante de medula óssea. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado novamente para confirmar se deseja realizar a doação.

Os exames de compatibilidade demoram cerca de 7 (sete) dias para ficarem prontos, não perca tempo!

Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME (21) 3970-4100, redome@inca.gov.br, ou com o HEMOGO (62) 3201-4574, captacao.hemogo@gmail.com

(Mais informações sobre o transplante de medula óssea podem ser encontradas no site da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás: http://www.saude.go.gov.br/view/2137/medula-ossea-hemogo)

 

 

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última hora

Listar Todas Voltar