Bandeira EUA
Instituto Confucius

UFG estreita relações com instituto chinês

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 13/06/17 09:21. Atualizada em 13/06/17 14:14.

Reuniões trataram das próximas etapas para a instalação do Instituto Confucius na Universidade

A Universidade Federal de Goiás (UFG) deu mais um passo para a consolidação da parceria do Instituto Confucius, que promove o ensino do mandariam e da cultura chinesa. Na última semana, este na Universidade a diretora chinesa do Instituto Confucius da PUC-Rio, Qiao Jianzhen.

Agora caberá à UFG apresentar uma carta de manifestação de interesse em instalar o Instituto Confucius. Em breve o reitor da UFG deve se reunir com o conselheiro cultural da Embaixada da China no Brasil para tratar de detalhes do acordo. Também já foi solicitada uma reunião com a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, já que o Estado será parceiro do projeto.

Qiao Jianzhen afirma que a vinda do Instituto Confucius para Goiás é, além de uma estratégia diplomática, uma aproximação cultural. "China e Brasil têm uma relação de mais de 40 anos e ainda hoje muitos profissionais não falam mandarim", explica. Além disso, a província chinesa de Hebei é considerada província-irmã de Goiás.

Orlando Amaral esteve há cerca de um mês na China, onde assinou um memorando de entendimentos entre a Hebei University of Chinese Medicine e a UFG. O documento estabelece a intenção de promover atividades de cooperação entre professores e estudantes nas áreas de medicina tradicional chinesa, medicina ocidental e outras áreas da saúde. O memorando serve de base para a criação do Instituto Confucius na UFG.

Instituto Confucius

Parceria pretende trazer o Instituto Confucius para a UFG, disponibilizando o ensino de mandariam para a comunidade

Visitas
Além das visitas à Escola de Agronomia, Faculdade de Educação Física e Dança, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas e Centro de Eventos, a programação da visita de Qiao Jianzhen inclui reunião entre o reitor da UFG, Orlando Amaral, o secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro, e o gerente de Assuntos Consulares e Diplomáticos, Armando Melo e Santos. Também se reuniram com a representante do Instituto Confucius a coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, Ofir Bergemann de Aguiar, o diretor da Faculdade de Letras, Francisco Quaresma de Figueiredo, e a coordenadora do Programa Idioma Sem Fronteiras, Eliane Oliveira. Qiao Jianzhen também proferiu palestra no auditório da Faculdade de Letras sobre o Instituto Confucius.

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última hora Instituto Confucius