Weby shortcut
Bandeira EUA
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Instituto Confucius

UFG estreita relações com instituto chinês

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 13/06/17 09:21. Atualizada em 13/06/17 14:14.

Reuniões trataram das próximas etapas para a instalação do Instituto Confucius na Universidade

A Universidade Federal de Goiás (UFG) deu mais um passo para a consolidação da parceria do Instituto Confucius, que promove o ensino do mandariam e da cultura chinesa. Na última semana, este na Universidade a diretora chinesa do Instituto Confucius da PUC-Rio, Qiao Jianzhen.

Agora caberá à UFG apresentar uma carta de manifestação de interesse em instalar o Instituto Confucius. Em breve o reitor da UFG deve se reunir com o conselheiro cultural da Embaixada da China no Brasil para tratar de detalhes do acordo. Também já foi solicitada uma reunião com a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, já que o Estado será parceiro do projeto.

Qiao Jianzhen afirma que a vinda do Instituto Confucius para Goiás é, além de uma estratégia diplomática, uma aproximação cultural. "China e Brasil têm uma relação de mais de 40 anos e ainda hoje muitos profissionais não falam mandarim", explica. Além disso, a província chinesa de Hebei é considerada província-irmã de Goiás.

Orlando Amaral esteve há cerca de um mês na China, onde assinou um memorando de entendimentos entre a Hebei University of Chinese Medicine e a UFG. O documento estabelece a intenção de promover atividades de cooperação entre professores e estudantes nas áreas de medicina tradicional chinesa, medicina ocidental e outras áreas da saúde. O memorando serve de base para a criação do Instituto Confucius na UFG.

Instituto Confucius

Parceria pretende trazer o Instituto Confucius para a UFG, disponibilizando o ensino de mandariam para a comunidade

Visitas
Além das visitas à Escola de Agronomia, Faculdade de Educação Física e Dança, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas e Centro de Eventos, a programação da visita de Qiao Jianzhen inclui reunião entre o reitor da UFG, Orlando Amaral, o secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro, e o gerente de Assuntos Consulares e Diplomáticos, Armando Melo e Santos. Também se reuniram com a representante do Instituto Confucius a coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, Ofir Bergemann de Aguiar, o diretor da Faculdade de Letras, Francisco Quaresma de Figueiredo, e a coordenadora do Programa Idioma Sem Fronteiras, Eliane Oliveira. Qiao Jianzhen também proferiu palestra no auditório da Faculdade de Letras sobre o Instituto Confucius.

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última hora Instituto Confucius

Listar Todas Voltar