SBCS

Professora da UFG é pioneira em estudos do solo

Por Angélica Queiroz. Criada em 07/06/17 09:21. Atualizada em 07/06/17 09:35.

Selma Castro, do Instituto de Estudos Sócio Ambientais, foi reconhecida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

A professora do Instituto de Estudos Sócio Ambientais (Iesa), Selma Castro, foi homenageada na nova edição do boletim informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). A edição especial, que registra a evolução da participação das mulheres na ciência do solo no Brasil, comemora 70 anos da entidade. Os artigos da publicação relatam as pioneiras na graduação, pós-graduação, pesquisa e sociedade. O Boletim contou com a participação de mulheres de todo o país que contribuíram com fotos, depoimentos e informações para essa edição histórica.

Selma Castro coordena vários projetos de pesquisa sobre erosão hídrica, sobretudo voçorocas na alta bacia do rio Araguaia desde 1998. O trabalho da docente já foi tema de artigo da revista da UFG intitulado Dossiê Araguaia na Revista da UFG, além de matéria no Jornal UFG sobre 15 anos de pesquisa sobre o Araguaia. Além disso, a professora coordenou pesquisas sobre a expansão recente da cana-de-açúcar no Cerrado, em especial no sul Goiano e, junto com a Embrapa, organizou a pesquisa sobre Solos Frágeis, publicada em livro.

SBCS
Selma