Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
TV UFG

Em clima de cinema, TV UFG estreia sinal digital

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 29/05/17 18:22. Atualizada em 29/05/17 18:27.

Evento também marcou o lançamento da nova identidade visual da emissora, mais dinâmica e moderna

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Foi no melhor estilo "escurinho do cinema", com direito a pipoca e refrigerante, que a TV UFG estreou seu sinal digital. Agora a emissora educativa e cultural, que abrange Goiânia e Região Metropolitana, é exibida no canal 15 em sinal aberto, com mais qualidade de vídeo e áudio. A cerimônia, realizada no Cine UFG na tarde desta segunda-feira (29/5), também marcou o lançamento da nova identidade visual da emissora, mais dinâmica e moderna.

O diretor-geral da TV UFG, Michael Valim, apresentou um histórico do processo de concessão de um canal de televisão à Universidade, que remonta à década de 60. Os esforços empreendidos desde então resultaram na criação da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), passando pela concessão do canal 14 analógico, que foi ao ar em dezembro de 2009. Já naquela época começou o planejamento para o canal digital, concedido em 2013 e que agora está no ar. "Este é um sonho coletivo e uma conquista da cidade de Goiânia".

Michael Valim também destacou a produção de programas pela emissora, como o Enredo Cultural, o Viver Ciência e o Se Liga, além das parcerias com a Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Rádio Universitária na produção do Conexões e do Momento Brasil, respectivamente. O diretor-geral da TV UFG lembrou ainda do empenho das pessoas que trabalham na emissora. "São cerca de 30 pessoas que desenvolvem um trabalho com muito carinho e responsabilidade", destacou. Em homenagem aos funcionários, a diretora de produção da TV UFG, Vanessa Bandeira, entregou um placa de agradecimento ao gerente de Engenharia Thiago Moreira.

TV UFG

Diretor-geral da TV UFG, Michal Valim apresentou o histórico de concessão e implantação de um canal da Universidade

TV UFG

Diretora de produção da TV UFG, Vanessa Bandeira entregou uma placa de agradecimento ao gerente de Engenharia Thiago Moreira

Trajetória
Os desafios e conquistas no processo de implantação e manutenção da TV UFG também foram lembrados pelo professor Uvermar Sidney Nince, responsável técnico do projeto. Ele explicou que o processo iniciado em 2009 ocorreu em três fases: a implantação do canal 14 analógico; a instalação do estúdio com vistas à formatação digital; e a montagem do parque de transmissores no Morro do Mendanha, incluindo a compra do terreno e a instalação da torre e da antena. "Estamos todos de parabéns. A UFG construiu a sua TV!", comemorou.

O diretor-executivo da Fundação RTVE, Juarez Patrício, e o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Carlito Lariucci, que já dirigiu a entidade, ressaltaram a importância dos investimentos que permitiram que a emissora conquistasse espaço dentro e fora da Universidade. Eles também destacaram o empenho de servidores e colaboradores e a qualidade das produções da TV UFG.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, o sentimento é de dever cumprido. "A Rádio Universitária e a TV UFG foram criadas com muito esforço, com a consciência da importância da comunicação tanto para a comunidade externa quanto para a interna, servindo também como laboratório de ensino e pesquisa". O reitor destacou que o projeto da emissora sempre fez parte de um planejamento prioritário, o que contribuiu para superar as dificuldades financeiras por que tem passado a Universidade nos últimos anos.

TV UFG

Participantes também conheceram a nova identidade visual da emissora, criada pelo Media Lab ao longo de seis meses

Nova marca
No evento também foi apresentada a nova identidade visual da TV UFG, criada pelo Laboratório de Inovação em Mídias Interativas (Media Lab). O coordenador do Media Lab, Cleomar Rocha, e o designer Kaiky Fernandez apresentaram marca, elaborada ao longo de seis meses.

A nova identidade busca traduzir os conceitos de tecnologia, diversidade e profissionalismo, dialogando com os diversos públicos da emissora. "Marca é mais que identidade visual, é mais que um elemento gráfico. Ela traz todo um ideário, todo um conjunto de valores da instituição", explicou Cleomar Rocha. No aspecto gráfico, a nova identidade é funcional, podendo ser adaptada para diferentes usos e aplicada em diferentes plataformas.

TV UFG

Realizado no Cine UFG, no Câmpus Samambaia, o evento garantiu o clima de cinema com pipoca e refrigerante à vontade

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última hora TV UFG

Listar Todas Voltar