Bandeira EUA

Assembleia Universitária concede títulos de Professor Emérito

Por Angélica Queiroz. Criada em 21/04/17 10:36. Atualizada em 27/04/17 11:41.

Docentes aposentados da Escola de Veterinária e Zootecnia receberam título de reconhecimento da Universidade

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

O dia 20 de abril de 2017 foi uma data histórica para a Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG (EVZ). Em sessão solene da Assembleia Universitária, a UFG homenageou quatro professores aposentados da unidade: Celso de Paula Costa, Mauro Inácio Carneiro, Peter Fischer e Salvador Jorge da Cunha Neto, entregando a eles o título de Professor Emérito. Foi a primeira vez que o título é concedido a quatro professores na mesma cerimônia.

Eméritos EVZ

Homenageados foram conduzidos por ex-diretores da EVZ

Em nome da comunidade universitária, a Pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Maria Clorinda Fioravanti, fez um breve resumo da trajetória acadêmica dos homenageados, destacando suas contribuições para a academia. Clorinda, que é professora da EVZ, e foi aluna dos quatro professores, afirmou que o reconhecimento é mais que reconhecido. "Temos uma das melhores escolas de veterinária do país. A gente deve isso a vocês e não vamos cansar de agradecer".

Diretor da EVZ, Marcos Barcellos Café, destacou a presença de vários professores aposentados da unidade na cerimônia, agradecendo a todos por terem ajudado a construir a EVZ que hoje ocupa posição de destaque no país e possui selo de acreditação internacional. "Se temos uma escola forte hoje é porque lá atrás alguém sonhou e plantou a semente", pontuou. Café, que também foi aluno dos quatro professores homenageados, afirmou que eles são referência para sua vida profissional e que merecem esse reconhecimento e agradecimento.

Celso de Paula lembrou como era a UFG e destacou que ele e os profissionais contemporâneos a ele encontraram solo fértil na UFG para desenvolverem seus trabalhos. Segundo ele, é preciso investir em educação: "o primeiro problema do Brasil é educação, o segundo é educação e o terceiro é educação". O professor Peter Fischer endossou as palavras do colega e lembrou também dos colegas ausentes, que também ajudaram a construir a EVZ e a UFG. Fazendo um trocadilho com as palavras o professor brincou: "ser emérito é mérito?". E completou: "todos somos eméritos no mérito porque fomos honestos nas dificuldades, erros e acertos, fizemos o que o nosso coração mandava", declarou, afirmando ser apaixonado pela UFG.

Eméritos EVZ

Membros da comunidade acadêmica e familiares prestigiaram a cerimônia

Para finalizar, o reitor, Orlando Amaral, que conduziu a sessão, falou da alegria de reconhecer esses pioneiros que ajudaram a construir a história da UFG em tempos difíceis. Para Orlando, o Brasil ainda valoriza pouco sua história. "Hoje resgatamos um pouco da história dessa que é uma das maiores e melhores universidades do país. Estamos aqui para reverenciar pessoas que nos ajudaram a fazer as escolhas certas trilhando caminhos ainda não pavimentados", declarou. E completou: "ser emérito é mais que mérito, é reconhecimento e gratidão".

Eméritos EVZ

Veja mais fotos no link.

Veja quem são os Professores Eméritos da UFG.

Categorias : última hora