Weby shortcut
Bandeira EUA
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Eméritos EVZ

Assembleia Universitária concede títulos de Professor Emérito

Por Angélica Queiroz. Criada em 21/04/17 10:36. Atualizada em 27/04/17 11:41.

Docentes aposentados da Escola de Veterinária e Zootecnia receberam título de reconhecimento da Universidade

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

O dia 20 de abril de 2017 foi uma data histórica para a Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG (EVZ). Em sessão solene da Assembleia Universitária, a UFG homenageou quatro professores aposentados da unidade: Celso de Paula Costa, Mauro Inácio Carneiro, Peter Fischer e Salvador Jorge da Cunha Neto, entregando a eles o título de Professor Emérito. Foi a primeira vez que o título é concedido a quatro professores na mesma cerimônia.

Eméritos EVZ

Homenageados foram conduzidos por ex-diretores da EVZ

Em nome da comunidade universitária, a Pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Maria Clorinda Fioravanti, fez um breve resumo da trajetória acadêmica dos homenageados, destacando suas contribuições para a academia. Clorinda, que é professora da EVZ, e foi aluna dos quatro professores, afirmou que o reconhecimento é mais que reconhecido. "Temos uma das melhores escolas de veterinária do país. A gente deve isso a vocês e não vamos cansar de agradecer". 

Diretor da EVZ, Marcos Barcellos Café, destacou a presença de vários professores aposentados da unidade na cerimônia, agradecendo a todos por terem ajudado a construir a EVZ que hoje ocupa posição de destaque no país e possui selo de acreditação internacional. "Se temos uma escola forte hoje é porque lá atrás alguém sonhou e plantou a semente", pontuou. Café, que também foi aluno dos quatro professores homenageados, afirmou que eles são referência para sua vida profissional e que merecem esse reconhecimento e agradecimento.

Celso de Paula lembrou como era a UFG e destacou que ele e os profissionais contemporâneos a ele encontraram solo fértil na UFG para desenvolverem seus trabalhos. Segundo ele, é preciso investir em educação: "o primeiro problema do Brasil é educação, o segundo é educação e o terceiro é educação". O professor Peter Fischer endossou as palavras do colega e lembrou também dos colegas ausentes, que também ajudaram a construir a EVZ e a UFG. Fazendo um trocadilho com as palavras o professor brincou: "ser emérito é mérito?". E completou: "todos somos eméritos no mérito porque fomos honestos nas dificuldades, erros e acertos, fizemos o que o nosso coração mandava", declarou, afirmando ser apaixonado pela UFG.

Eméritos EVZ

Membros da comunidade acadêmica e familiares prestigiaram a cerimônia

Para finalizar, o reitor, Orlando Amaral, que conduziu a sessão, falou da alegria de reconhecer esses pioneiros que ajudaram a construir a história da UFG em tempos difíceis. Para Orlando, o Brasil ainda valoriza pouco sua história. "Hoje resgatamos um pouco da história dessa que é uma das maiores e melhores universidades do país. Estamos aqui para reverenciar pessoas que nos ajudaram a fazer as escolhas certas trilhando caminhos ainda não pavimentados", declarou. E completou: "ser emérito é mais que mérito, é reconhecimento e gratidão".

Eméritos EVZ

Eméritos EVZ

Eméritos EVZ

Eméritos EVZ

Veja mais fotos no link.

Veja quem são os Professores Eméritos da UFG.

Fonte : Ascom UFG

Categorias : última hora

Listar Todas Voltar