Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
orgânicos

Pesquisa identifica autenticidade de alimentos orgânicos

Por Angélica Queiroz. Criada em 18/04/17 08:46. Atualizada em 18/04/17 09:09.

Nova metodologia desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás utiliza a computação para certificação

Texto: Camila Godoy

Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) une química e algoritmos para atestar se um alimento é orgânico ou não. O estudo, realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a University of Central Florida (UCF), faz o levantamento dos minerais encontrados nos dois tipos de alimentos, utiliza a matemática, a estatística e a computação para identificar padrões de composição e testa produtos de modo a certificar a autenticidade dos alimentos orgânicos.

Segundo o professor do Instituto de Informática da UFG, Rommel Melgaço Barbosa, essa é a primeira vez que a ciência combina algoritmos e elementos químicos para esse tipo de investigação. “Esse é um trabalho colaborativo e multidisciplinar. Os laboratórios de química das outras universidades fazem o levantamento dos componentes minerais encontrados nos alimentos e a equipe da UFG analisa esses dados por meio de algoritmos, buscando assim encontrar padrões impossíveis de serem identificados a olho nu”, explicou.

A metodologia desenvolvida pelo grupo pode ajudar na certificação da autenticidade dos alimentos orgânicos, evitando assim a falsificação de alimentos convencionais comercializados como se fossem cultivados sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. A fraude preocupa governo e consumidores que optam em pagar mais caro por um produto de difícil constatação.

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última hora

Listar Todas Voltar