Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Foto de CAPA CAI Mexicano

CAI recepciona intercambistas mexicanos

Por Luciana Gomides. Criada em 05/04/17 15:36. Atualizada em 09/04/17 09:57.

Alunos são participantes do Programa Mobilidade Paulo Freire e cursarão disciplinas de três cursos da Universidade em um período de dois meses

Texto: Luciana Gomides

Foto: Adriana Silva

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG recebeu, na tarde desta quarta-feira (5/4), dez alunos de instituições mexicanas participantes do Programa Mobilidade Paulo Freire (PMPF). Em reunião promovida no Gabinete da Reitoria, no Câmpus Samambaia, estiveram presentes a coordenadora da CAI, professora Ofir Bergemann de Aguiar, além de docentes responsáveis pela tutoria acadêmica dos estudantes durante sua estadia no Brasil.

CAI I

Coordenadora da CAI dá boas vindas aos alunos participantes do Programa Mobilidade Paulo Freire

Ao abrir a reunião, Ofir fez breves comentários a respeito do programa, cuja duração passou de um para dois meses, nos quais os estudantes provenientes dos cursos de Pedagogia, Artes e Matemática terão contato com as metodologias de ensino e avaliação aplicadas no país. Também foram sanadas dúvidas quanto à questões cotidianas, como o acesso dos alunos ao Restaurante Universitário (RU), Bibliotecas e transporte entre os campus Samambaia e Colemar Natal e Silva.

CAI II

Dez estudantes mexicanos participam do PMPF

O programa exige que o aluno participante comprove frequência nas disciplinas dos cursos correspondentes, portanto, é atribuído um número de matrícula registrado no SIGAA, além de montadas grades específicas, a partir do momento em que o intercambista chega à Universidade após o início das aulas semestrais. Acrescidas às matérias pertencentes ao núcleo específico, estão as aulas de Português para Estrangeiros, auxiliando na adaptação dos estudantes.

CAI III

Reunião teve a presença de tutores acadêmicos dos intercambistas

Na ocasião, os professores comentaram experiências anteriores, destacando a importância da imersão na vivência e cultura locais. Quanto às expectativas dos intercambistas, os mesmos comentam o desejo de conhecer a cultura educacional e a forma de ensino no Brasil, tendo em vista as diferenças existentes nas matrizes curriculares dos dois países aplicando, no México, aquilo que enxergam como complemento e melhorias no ensino.

O Programa 

O Programa Mobilidade Paulo Freire é uma ação de  mobilidade acadêmica para estudantes de graduação e pós-graduação em escolas, centros e programas de formação em docência. O objetivo principal é promover o intercâmbio de alunos que têm como intuito o exercício da profissão de educador. 

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última hora CAI Programa Mobilidade Paulo Freire

Listar Todas Voltar